Vila de Castro Marim celebrou a sua padroeira durante cinco dias

A vila de Castro Marim esteve em festa durante cinco dias, entre 11 e 15 de agosto, em honra da sua padroeira, Nossa Senhora dos Mártires, acolhendo milhares de visitantes, pela força do momento religioso e pelo cartaz musical, que encerrou com Mickael Carreira.

Depois de 18 anos afastadas do «coração» de Castro Marim, as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires regressaram o ano passado ao seu local original, conferindo-lhe “uma maior familiaridade e envolvência com a comunidade”, mas também “uma reaproximação da sua essência, essencialmente religiosa”.

Pub

O ponto alto aconteceu na terça-feira, 15, com a procissão em honra da padroeira, mas às celebrações religiosas juntaram-se o artesanato, a etnografia, a gastronomia e a animação musical.

Pelo palco da praça 1.º de Maio, passaram este ano as ARUTLA, Baby Lores & Luís, os AlBuhera e Mickael Carreira.

O arranque das comemorações foi este ano diferente, assinalando o Dia Internacional da Juventude com uma Color Run e uma «festa da espuma», numa iniciativa nascida pela parceria de um grupo de jovens de Castro Marim com a autarquia, Associação Rodactiva e o Motoclube «Os Piratas».

Das novidades deste cartaz, foram as atividades desportivas, nomeadamente recuperando o futebol, antes uma prática comum nestas comemorações, desta vez com o torneio anual de futsal Nelson Solá, uma homenagem póstuma do Castromarinense ao seu antigo jogador.

Pub

A introdução destes novos conteúdos na programação cultural das festas e o regresso ao palco da praça 1.º de maio surgiram na sequência de um debate público, organizado depois da edição de 2015, para auscultar a opinião dos castromarinenses sobre o evento.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Paróquia de São Tiago e o apoio das associações locais.

Pub
Mais em Sociedade
Em 2021 houve mais 7% de acidentes na estrada que no ano anterior

O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) hoje aprovado na reunião do Conselho Superior de Segurança Interna (CSSI), revela que a

Loulé: Detido em flagrante por furto em estabelecimento

O Comando Territorial de Faro, através do Posto Territorial de Loulé, ontem, dia 24 de maio,…

Novo passe turístico para conhecer o Algarve sem limites

Viajar dentro do principal destino de férias nacional é agora ainda mais fácil: o passe…

Beja: Apoio Psicossocial da ULSBA promove projeto de voluntariado

A Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), em parceria com o Grupo de Apoio de Beja