Instituto Piaget tem Licenciatura em Osteopatia em Silves e Vila Nova de Gaia

O Instituto Piaget na sua Escola Superior de Saúde de Silves e Escola Superior de Saúde de Vila Nova de Gaia tem na sua oferta formativa, para o ano letivo 2017/2018, a licenciatura em Osteopatia.

O ciclo de estudos em Osteopatia visa uma formação de alta qualidade para a aquisição de um perfil de competência clínica para a prática osteopática em regime de autonomia, de acordo com as Portarias n.º 207-B/14 e 172-E/15 e os padrões internacionais de formação e educação em osteopatia, nomeadamente as Normas de Prática Osteopática da Ordem dos Osteopatas do Reino Unido (General Osteopathic Council) e os Referenciais de Formação da Organização Mundial de Saúde.

Pub

O curso baseia-se num processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno, promovendo uma cultura de pesquisa e reflexão critica, aprendizagem de autogestão ao longo da vida, desenvolvendo e integrando os conhecimentos e competências das ciências básicas, ciências clínicas, princípios osteopáticos e prática clínica em osteopatia.

Através da educação clínica supervisionada pretende-se que os estudantes adquiram competências profissionais no âmbito dos cuidados músculo-esqueléticos e em áreas de intervenção específica: desporto, pediatria, obstetrícia e geriatria, com vista à integração profissional.

Os diplomados em Osteopatia poderão desempenhar funções em: Hospitais; Centros de reabilitação; Estabelecimentos termais; Estruturas desportivas; Escolas e institutos de ensino especial; e Instituições de apoio a idosos.

Para a conclusão do 1.º ciclo de estudos em Osteopatia, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 240 créditos ECTS obrigatórios.

Pub

O 1.º ciclo de estudos em Osteopatia conferirá as competências necessárias para:

  • Avaliar criticamente os princípios osteopáticos e o seu papel na intervenção clínica.
  • Integrar e aplicar conhecimentos relevantes das ciências fundamentais e clínicas ao processo de raciocínio osteopático.
  • Avaliar o impacto das condições ambientais no desenvolvimento da doença.
  • Demonstrar competência na avaliação e raciocínio clínicos em situações complexas e imprevisíveis.
  • Selecionar, implementar e monitorizar a intervenção osteopática adequada às necessidades do paciente de modo seguro e eficaz através de uma gama alargada de técnicas osteopáticas.
  • Comunicar adequadamente com todos os intervenientes.
  • Produzir e manter registos e dados clínicos de acordo com os requisitos legais.
  • Avaliar criticamente o papel da osteopatia em áreas especializadas de intervenção.
  • Avaliar criticamente a evidência atual em osteopatia e saúde e integrá-las na sua prática.
  • Refletir criticamente o seu desempenho profissional, desenvolvendo hábitos de aprendizagem ao longo da vida.

Para obter mais informações, podem os interessados clicar aqui ou contactar o Instituto Piaget através dos contactos no seu website.

Pub
Mais em Sociedade
Bordeira
Aljezur: Austríaco morre e compatriota está desaparecido na praia da Bordeira

Um homem de nacionalidade austríaca morreu hoje, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, na praia da Bordeira, no concelho de

Rally de Portugal começou em Coimbra com 22 mil a assistir e Neuville a liderar

Fantástica estreia da Super Especial de Coimbra no Vodafone Rally de Portugal, com uma multidão a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos

Vinhos
Vinhos do Alentejo apresentam programa de produção sustentável no Reino Unido

Dar a conhecer o selo de produção sustentável, inédito em Portugal, dos vinhos do Alentejo é o objetivo da iniciativa da Comissão Vitivinícol

Janelas
Casa do Povo convida olhanenses a enfeitarem portas e janelas

A Casa do Povo do Concelho de Olhão convidou os olhanenses a participarem no evento «Janelas e Portas Floridas», enfeitando as suas casas