O Instituto Piaget na sua Escola Superior de Saúde de Silves e Escola Superior de Saúde de Vila Nova de Gaia tem na sua oferta formativa, para o ano letivo 2017/2018, a licenciatura em Osteopatia.
O ciclo de estudos em Osteopatia visa uma formação de alta qualidade para a aquisição de um perfil de competência clínica para a prática osteopática em regime de autonomia, de acordo com as Portarias n.º 207-B/14 e 172-E/15 e os padrões internacionais de formação e educação em osteopatia, nomeadamente as Normas de Prática Osteopática da Ordem dos Osteopatas do Reino Unido (General Osteopathic Council) e os Referenciais de Formação da Organização Mundial de Saúde.
O curso baseia-se num processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno, promovendo uma cultura de pesquisa e reflexão critica, aprendizagem de autogestão ao longo da vida, desenvolvendo e integrando os conhecimentos e competências das ciências básicas, ciências clínicas, princípios osteopáticos e prática clínica em osteopatia.
Através da educação clínica supervisionada pretende-se que os estudantes adquiram competências profissionais no âmbito dos cuidados músculo-esqueléticos e em áreas de intervenção específica: desporto, pediatria, obstetrícia e geriatria, com vista à integração profissional.
Os diplomados em Osteopatia poderão desempenhar funções em: Hospitais; Centros de reabilitação; Estabelecimentos termais; Estruturas desportivas; Escolas e institutos de ensino especial; e Instituições de apoio a idosos.
Para a conclusão do 1.º ciclo de estudos em Osteopatia, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 240 créditos ECTS obrigatórios.
O 1.º ciclo de estudos em Osteopatia conferirá as competências necessárias para:
- Avaliar criticamente os princípios osteopáticos e o seu papel na intervenção clínica.
- Integrar e aplicar conhecimentos relevantes das ciências fundamentais e clínicas ao processo de raciocínio osteopático.
- Avaliar o impacto das condições ambientais no desenvolvimento da doença.
- Demonstrar competência na avaliação e raciocínio clínicos em situações complexas e imprevisíveis.
- Selecionar, implementar e monitorizar a intervenção osteopática adequada às necessidades do paciente de modo seguro e eficaz através de uma gama alargada de técnicas osteopáticas.
- Comunicar adequadamente com todos os intervenientes.
- Produzir e manter registos e dados clínicos de acordo com os requisitos legais.
- Avaliar criticamente o papel da osteopatia em áreas especializadas de intervenção.
- Avaliar criticamente a evidência atual em osteopatia e saúde e integrá-las na sua prática.
- Refletir criticamente o seu desempenho profissional, desenvolvendo hábitos de aprendizagem ao longo da vida.
Para obter mais informações, podem os interessados clicar aqui ou contactar o Instituto Piaget através dos contactos no seu website.