Novo cais da Ilha de Tavira vai custar 2,5 milhões de euros

O novo cais e a rampa de varadouro da Ilha de Tavira vão custar 2,5 milhões de euros, segundo um protocolo que vai ser assinado, na próxima segunda-feira, pela Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, pela Câmara Municipal de Tavira e pela Docapesca.

O ato público de assinatura do protocolo tripartido para a cooperação técnica e financeira para a construção das infraestruturas será assinado no salão nobre dos paços do concelho de Tavira, às 10:00 horas, contando com a presença do ministro do Ambiente, Matos Fernandes, e da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, num evento que inclui a apresentação de outros projetos na área marítima para o concelho tavirense.

Pub

A intervenção prevê a demolição e remoção do atual cais, que se encontra em “avançado estado de degradação”, a construção de um cais polivalente, a construção de uma rampa de varadouro, para carga e descarga de equipamentos diversos, e a dragagem na área de manobra da infraestrutura portuária.

O prazo estimado para a execução da obra será, previsivelmente, de um ano.

O novo cais e a rampa de varadouro pretendem potenciar os locais existentes de embarque e desembarque e de cargas e descargas, propondo estruturas mista de betão e aço “modernas e mais seguras”.

Está previsto ainda um estudo sobre a iluminação nos diversos ancoradouros e pequeno cais, bem como nos seus acessos diretos mais próximos, para além da proposta de iluminação através de energias alternativas.

Pub

A estrutura de financiamento será tripartida entre a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa (50%), a Câmara de Tavira (25%) e a Docapesca (25%).

Depois deste ato, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside à sessão de apresentação dos projetos da direção-geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (reabilitação do molhe nascente e dragagem de manutenção da barra do Porto de Tavira) e dos três projetos da Docapesca (requalificação da lota, ordenamento com cais de descarga e dragagens acessórias) para o município tavirense.

No final da cerimónia oficial, será feita uma visita às obras no molhe da barra de Tavira.

Pub
Mais em Sociedade
PCP assinala no Algarve centenário de José Saramago

O PCP vai promover, durante o ano de 2022, no Algarve, diversas iniciativas inseridas no âmbito das comemorações do centenário do nascimento

A DECO INFORMA; “Crédito de baixo consumo e riscos para o orçamento familiar”

O crédito ao consumo continua a ser um produto muito importante para os consumidores, para permitir efetuar uma compra ou até pagar uma

GNR apreende mais de uma tonelada de sardinhas em Portimão

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão, apreendeu ontem, quinta-feira,

Autarquia volta a promover iniciativa “Faro Jovem”

Após interregno desde 2016, mostra associativa do concelho assinala este ano a sexta edição com…