Programa «365 Algarve» volta com um total de 525 iniciativas entre outubro e maio de 2018

O governo anunciou hoje a 2.ª edição do «365 Algarve», um programa de valorização artística e de qualificação da oferta turística do Algarve, que contempla um total de 525 iniciativas e apresentações, para dinamizar a região entre outubro de 2017 e maio de 2018.

O LUZA - Festival Internacional de Luz do Algarve (de 24 a 26 de novembro, em Loulé), o Festival do Contrabando (de 23 a 25 de março de 2018, em Alcoutim), o Festival Algarve Jazz Gourmet Moments (25 a 27 de maio de 2018, em Lagos); e o Projeto Lavrar o Mar (no ano novo, na Páscoa e com projetos de regularidade de outubro a maio) são os quatro eventos-âncora na programação.

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A nota de imprensa divulgada pelo governo refere que a programação cultural foi construída “exclusivamente” a partir de propostas de agentes culturais e de animação turística regionais e sediados no Algarve, “numa clara aposta na dinamização cultural local”.

O programa reflete o objetivo do governo em visar “o estímulo à criação e à oferta cultural no Algarve e no enriquecimento da experiência turística” durante a época baixa, representando um investimento global do Turismo de Portugal de 1,5 milhões de euros.

A 2.ª edição do 365 Algarve, uma iniciativa das secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, “vai apostar em propostas de maior impacto e atratividade de públicos e desenvolver uma estratégia de divulgação de maior alcance e notoriedade para a região”.

O secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, afirmou que “o potencial de atratividade do território algarvio, com a sua diversidade paisagística e sociológica, com a vivência contrastada entre praia e serra, com a riqueza do seu património, é desde há muitos anos um ativo importante para o desenvolvimento turístico”.

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Para o governante, a revolução tecnológica e a evolução e democratização do conhecimento obrigaram a que fosse necessário “construir algo de diferenciador”, residindo aí o objetivo do «365 Algarve».

“Um território pode e deve ter uma voz cultural que o permite identificar de forma indelével perante todos quantos o habitam, apesar da fugacidade de alguma destas experiências”, acrescentou.

Por seu lado, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou que a primeira edição do «365 Algarve», em 2016 e na primeira metade deste ano, “demonstrou que é possível alargar a atividade turística ao longo do ano, promovendo ligações aéreas durante todo o ano e diversificando a oferta e os mercados”.

“O «365 Algarve» é uma pela fundamental desta estratégia de garantir vida no Algarve durante todos os meses, mobilizando os agentes culturais da região para oferecerem à população e aos visitantes experiências que só aqui podem acontecer, valorizando os recursos e a autenticidade do destino”, referiu a governante.

Ana Mendes Godinho acrescentou que os resultados da 1.ª edição demonstraram que esta é uma aposta para continuar, de forma consistente, para promover “a sustentabilidade da atividade turística no Algarve e a afirmação do território como destino durante todo o ano”.

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