Lagos apresenta documentário “Gurumbé, canciones de tu memória negra”

A Câmara Municipal de Lagos apresenta, pela primeira vez em Portugal, o documentário “Gurumbé, Canciones de Tu Memória Negra”, no Centro Cultural de Lagos, pelas 21h30 do próximo dia 23 de agosto, por ocasião do Dia Internacional da Memória do Tráfico Negreiro e da sua Abolição.

Da autoria do realizador e antropólogo andaluz Miguel Angel Rosales, e falado em espanhol, o documentário, será projetado com legendas em inglês.

Pub

A obra pretende resgatar do esquecimento o contributo das populações negras para a história e cultura da Andaluzia, especialmente entre os séculos XVI-XVIII. A propósito, destaca-se que, no século XVI, a população negra representava 10% da população de cidades portuárias como Sevilha ou Lisboa.

Se assumimos, sem entraves, a herança cultural islâmica, a investigação demonstra agora o contributo das populações negras para a riqueza cultural que caracteriza os povos ibéricos, justificando-se inteiramente esse reconhecimento.
O ponto de partida deste documentário andaluz é o porto de Lagos e a descoberta de 158 esqueletos na lixeira urbana medieval e moderna, descoberta que veio corroborar o papel ativo de Portugal e de Lagos no tráfico negreiro. Na apresentação estará presente o realizador Miguel Angel Rosales, num espaço de debate que pretende essencialmente promover os comentários do público e recolher as suas impressões.
Encerra-se a jornada com o quadro flamenco da “bailaora” londrina Yinka Esi Graves, com raízes no Gana e na Jamaica, para quem, nas suas próprias palavras, o documentário permitiu reconciliar a sua cabeça com o seu coração e que, com os seus bailes, contribui para resgatar a herança da dança africana no baile flamenco.
A autarquia espera que este espetáculo, tal como o Núcleo Museológico Rota da Escravatura do Museu Municipal de Lagos, inaugurado no passado ano, cumpra o desiderato de aprofundar o debate sobre o tráfico de seres humanos e sobre a tragédia migratória que continua manchando o Mediterrâneo.

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Carla Pontes
Lagoa: Cantora Carla Pontes apresenta em concerto primeiro álbum de originais

A cantora Carla Pontes vai lançar o seu primeiro álbum a solo, intitulado «O Mar em Mim», com 12 temas inéditos de casta portuguesa, que

Lídia Jorge
Livro de crónicas de Lídia Jorge vai ser apresentado em Loulé

A Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, vai acolher na quarta-feira, 25, às 21:00 horas, a apresentação do último

Loulé
Câmara de Loulé atribui mais de 300 mil euros ao movimento associativo cultural

O município de Loulé celebrou um contrato-programa com as associações locais que atuam na área cultural e recreativa, atribuindo a

Banda
Banda da Armada e Nuno Guerreiro dão hoje concerto único em Faro

A Marinha Portuguesa, através da Banda da Armada, comemora o Dia da Marinha num concerto ao ar livre, que conta com a presença especial