Projeto «A pesca por um mar sem lixo» integra mais de uma centena de pescadores da Culatra

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou esta segunda-feira, na ilha da Culatra, no concelho de Faro, o projeto «A pesca por um mar sem lixo», ao qual já aderiram 101 pescadores daquele núcleo piscatório.

O objetivo passa por promover a redução dos resíduos no mar através do apoio à adoção de boas práticas ambientais por parte dos pescadores e potenciar a valorização e reciclagem dos resíduos recolhidos no mar.

Pub

A ministra do Mar afirmou que o projeto vai ao encontro da “grande ambição” do governo de “participar de forma ativa relativamente à saúde do oceano e das praias portuguesas”.

“A limpeza no oceano tem de ser garantida de várias formas e a forma que vamos lançar aqui no Algarve é, começando pela Culatra, a pesca por um mar limpo”, referiu, acrescentando que a meta é garantir que os desperdícios associados ao pescado e à pesca deixam de ser atirados ao mar, criando condições nas embarcações “para que o mar se possa manter limpo”.

À data do lançamento, o projeto conta com 101 aderentes (87 embarcações, 11 viveiristas e três mariscadoras), tendo sido criados dois pontos para deposição dos resíduos recolhidos em terra.

A iniciativa está a ser implementada em colaboração com o município de Faro, das Associações de Pescadores, da Associação de Moradores da Ilha da Culatra e da Associação Portuguesa de Lixo Marinho.

Pub

Ana Paula Vitorino destacou ainda a importância do papel desempenhado pela comunidade piscatória, que tem sido parceira de “novas políticas ligadas ao mar, quer de sustentabilidade das espécies e dos stocks, quer nestas políticas de limpeza e ambientais”.

O governo está a preparar outros programas para limpeza das praias com entidades privadas e outras entidades públicas, disse a ministra, acrescentando que Portugal está a negociar e a subscrever protocolos com países como o Canadá ou a Noruega, no sentido de contribuir para a preservação e limpeza do oceano.

«A Pesca por um mar sem lixo» é um programa “muito interessante” que permite ter “uma base sustentável para limpeza dos oceanos em mar profundo”, concluiu.

Pub
Mais em Ambiente
Portimão
Declaração de compromisso sobre alterações climáticas vai ser assinada em Portimão

A Águas do Algarve vai assinar em Portimão, na próxima semana, em conjunto com outros municípios e entidades gestoras do setor, a

Infraquinta implementa e certifica Sistema de Gestão de Energia

Durante a manhã de hoje, dia 25 de maio de 2022, e no âmbito do…

Sistema de recolha de biorresíduos no concelho de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, o Estudo para o Desenvolvimento…

Escola Padre Cabanita instala sistema de tratamento de águas para rega

No âmbito de uma candidatura à primeira edição do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, foi…