Silves: Ativado Plano de Emergência contra Fogos Florestais
Na sequência da ativação por parte do Governo do Estado de Calamidade Pública, com efeitos preventivos, foi igualmente ativado o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil. Consequentemente, está também ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Silves.
A ativação deste Estado de Calamidade Pública vai abranger, para além do Algarve, regiões Cento e Norte e o distrito de Beja e tem efeitos preventivos, visando precaver o surgimento de mais incêndios, num período em que são expectáveis temperaturas muito altas, já que é possível que os termómetros subam aos 40 graus, sobretudo nas zonas do interior.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou cinco distritos do continente e a Madeira em aviso amarelo devido à previsão de tempo quente. O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e aplica-se a situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Assim sendo, solicita-se à população que, face a estas previsões e efeitos expetáveis, cumpra os avisos que possam ser transmitidos pelas autoridades, para evitar a possibilidade de risco de incêndio, tomando as seguintes medidas preventivas, recomendadas pela Autoridade Nacional para a proteção Civil (ANPC).
Não é permitido:
- Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
- Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
- Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
- Lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
- Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
- A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.