Exportações de vinho crescem 10% no primeiro semestre

O crescimento das exportações de vinho no primeiro semestre deste ano atingiu a fasquia dos 10%. Relativamente ao crescimento das exportações para países terceiros, há a destacar um crescimento de 25%, para o qual muito contribuiu a dinâmica dos mercados emergentes.

Neste domínio, salienta-se a recuperação de quotas de mercados que no ano passado registaram quedas acentuadas, como é o caso da China, que agora regista uma recuperação de 29%, e do Brasil, com uma recuperação de 79%. Mais espetacular foi a recuperação do mercado angolano, onde o aumento face ao período homólogo foi de 136%.

Pub

Para o Secretário de estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira,

A afirmação do setor do vinho nos mercados estrangeiros é uma evidência devida a um cada vez maior reconhecimento da qualidade e da diversidade dos vinhos portugueses, para os quais os produtores têm seguido uma estratégia determinada de investimento na inovação.

Presentes em mais de 150 países, os vinhos portugueses recuperaram também no plano interno, com as vendas a crescerem 3% no primeiro semestre.

Este aumento de vendas no mercado nacional está seguramente ligado ao crescimento do turismo, associado à recuperação do setor da restauração, que apresenta um aumento de vendas de 17,6%.

Regista-se ainda um aumento de valor de 6,5% para os vinhos certificados. O aumento das exportações do setor do vinho acompanhou o crescimento das exportações do setor agroalimentar, que registam um aumento de 15% no primeiro semestre deste ano.

De salientar ainda que o aumento da produção esperado para este ano é de 10%, indo ao encontro do crescimento da procura.

Pub

Pub
Mais em Economia
Inflação atinge recorde de 8,1% na UE

Taxa de inflação homóloga da zona euro manteve-se estável nos 7,4% em abril, face a março, segundo informa o Eurostat.

Lagos recebeu empresários brasileiros com vista a futuras parcerias

A cidade de Lagos foi um dos pontos de passagem da delegação da missão ACIB…

Associação Empresarial de Sines e Porto de Luanda assinam protocolo

A Associação Empresarial de Sines (AES) e o Porto de Luanda assinaram um Protocolo de…

AHETA
AHETA e Aviludo firmaram parceria estratégica

A AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve e a Aviludo firmaram uma parceria estratégica que visa reforçar a