Algarve é a melhor região continental para ver hoje o Eclipse solar

Hoje, quando forem 19h44, começará o Eclipse solar, em que a Lua tapará, observando-se no sul do país, quase 22% do astro rei, sendo neste caso o Algarve a melhor região do continente para ver este fenómeno astronómico, que curiosamente, é o primeiro eclipse solar 100% visível nos EUA em 38 anos.

De facto, o eclipse de hoje será total na parte central dos EUA, mas será visível como parcial na América do Norte, numa boa parte da América do Sul, caso do Norte do Brasil e no Atlântico Norte.

Pub

As horas de início e máximo serão semelhantes em todo o Continente, começando o eclipse por volta das 19h44, cujo máximo ocorre pelas 20h20, sendo que em Bragança a Lua tapará 14% do Sol, no Porto ultrapassará os 15%, em Lisboa chegará aos 19%, enquanto em Faro tapará quase 22% do astro rei.

Nos Açores, a Lua começará a tapar o Sol por volta das 18h35 (hora local), com pouco menos de 28% da superfície solar oculta às 19h25, terminando por volta das 20h12, pouco antes do anoitecer.

O melhor local de Portugal para observar este eclipse será a Região Autónoma da Madeira, com o eclipse a começar pelas 19h48, alcançando uma ocultação de cerca de 33%, às 20h35.

Na parte Oeste do Norte de África e na Península Ibérica, o eclipse será também parcial, mas não será possível observar o final, que ocorre já após o pôr-do-sol.

Pub

Pub
Mais em Sociedade
Em todas as circunstâncias “Ao volante, o telemóvel pode esperar”

Entre hoje (24) e o dia 30 de maio, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de

Surfista alemão bate recorde de Rodrigo Coxa ao surfar maior onda do mundo na Nazaré – CNN

O Livro dos Recordes do Guinness anunciou esta terça-feira que o surfista alemão Sebastian Steudtner é o novo recordista da maior onda do

Faro
«Faro Acolhe» promove alojamento de universitários em casa de idosos

O projeto «Faro Acolhe», que junta autarquia e Universidade do Algarve (UAlg), pretende promover o alojamento de jovens universitários em

PJ
Algarve na rota de investigação da PJ sobre fraude e desvio de fundos europeus

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, deu hoje cumprimento a 54 mandados de busca em todo o país,