Comemoração regional do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas em São Brás de Alportel

As comemorações regionais do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas têm lugar no próximo dia 1 de setembro em São Brás de Alportel, com um encontro de bandas marcado para o jardim Carrera Viegas.

A Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, a Banda Musical Castromarinense e a Banda Filarmónica da Associação Cultural de Vila Real de Santo António vão estar presentes no espetáculo, com direção musical a cargo do Maestro José Branco.

Pub

A iniciativa integra o programa de animação da Feira de Saldos de Verão - Stock Out, com início pelas 21:30 horas.

As comemorações chegam a São Brás de Alportel no ano em que a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel completa dez anos de atividade.

Atualmente, a filarmónica são-brasense conta com 24 elementos formados na sua escola de música e tem colaboração regular de músicos regionais para completar alguns conjuntos. Em média, sobe ao palco com 30 elementos.

As bandas filarmónicas são meios de dinamização cultural e musical e assumem funções socioeconómicas de grande valor, que é importante aproveitar e incentivar pois desempenham um papel essencial na democratização da música, bem como constituem espaços de partilha, de inclusão e de promoção de coesão social.

Pub

Como demonstração do reconhecimento do trabalho que as bandas desenvolvem a favor da sociedade e da cultura portuguesa, em 2013 o governo instituiu o dia 1 de setembro como o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas.

A Fundação INATEL está a organizar as comemorações regionais do distrito de Faro, em parceria estreita com a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Albufeira: Dia do Autor Português com “21 poetas para o sec. XXI”

É com o “Recital de Poesia XXI: 21 poetas para o século XXI” que Albufeira…

Alunos de artes expõem em Quarteira

“Identidades – exposição dos alunos de Artes Visuais do Agrupamento Drª Laura Ayres” é o…

teatromosca
Faro: teatromosca leva «Maridos» ao CAPa no final de maio

Maridos», uma criação de Pedro Alves a partir do filme homónimo de John Cassavetes, produzida pela companhia teatral teatromosca, vai passar

Nelson Conceição
Acordeonista Nelson Conceição lança livro com obra transcrita do álbum «Descobrindo-me»

O acordeonista e compositor algarvio Nelson Conceição vai lançar o livro com a obra transcrita do álbum discográfico «Descobrindo-me»,