Governo cria linha de crédito para apoiar armazenagem da batata

Uma portaria que regulamenta a “linha de crédito garantida para armazenagem da batata”, destinada a apoiar necessidades de tesouraria dos operadores do setor, financiando a armazenagem do produto para venda posterior, em condições económicas mais favoráveis, foi ontem publicada, segundo fonte do gabinete do ministro da Agricultura.

A portaria 259-A/2017, de 21 de agosto, tem em vista apoiar os produtores de batata de conservação que estão "confrontados este ano com um forte desequilíbrio de mercado, que impôs uma descida do preço de venda do produtor para valores abaixo do custo de produção, a retirada de parte da produção do circuito comercial é a medida adequada para restabelecer o equilíbrio entre a oferta e a procura". Por isso mesmo, o governo decidiu "apoiar a armazenagem e a conservação da batata durante o período em que os preços estão mais baixos", permitindo assim que a produção seja lançada no mercado mais tarde, a preços mais elevados e compensadores.

Pub

Três milhões de euros é quanto esta linha de crédito estabelece, num valor individual garantido de 60 euros por tonelada de batata armazenada, sendo que os empréstimos da «linha de crédito garantida para armazenagem da batata», são concedidos pelo prazo máximo de um ano a contar da data de celebração do contrato.

Pub
Mais em Economia
ACRAL
ACRAL apresentou projeto «E-Algarve» para ajudar empresas na transição digital

A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve apresentou ontem, quinta-feira, o projeto «E-Algarve», que pretende ajudar

Silves aprovou candidaturas PAHAB e PARJPI

A Câmara Municipal de Silves aprovou, nas reuniões do executivo, as candidaturas para atribuição de apoio financeiro à reabilitação urbana.

Porto de Sines esteve na Assembleia do Projeto PLANET

A Comunidade Portuária e Logística de Sines participou na primeira Assembleia presencial do #PLANETproject. A reunião teve lugar em Valência.

JYSK renova a sua loja em Albufeira

Esta reabertura da JSYK, a gigante dinamarquesa, faz parte do objetivo de renovação das suas lojas com o novo conceito 3.0, que será