Faro vai distinguir os melhores restaurantes do concelho com selo de qualidade

O projeto «Faro - Excelência na Restauração», apresentado hoje na capital algarvia, vai distinguir os melhores entre os cerca de 400 restaurantes do concelho, numa parceria entre a autarquia local e a Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA).

“Será a nossa estrela [Michelin], à nossa dimensão”, salientou, em resposta a uma comparação direta deste projeto local com essa distinção, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.

Pub

O autarca falava durante a sessão de apresentação do projeto, realizada no salão nobre dos paços do concelho, onde esteve acompanhado pelo vice-presidente da câmara, Paulo Santos, e por Natacha Alentejano, dirigente da AIHSA.

Rogério Bacalhau e Paulo Santos explicaram que a autarquia quer “premiar” o esforço dos empresários que acreditaram no potencial turístico do concelho quando Faro “ainda não estava” nessa rota.

“Há um conjunto de grandes investimentos no setor da restauração que, há quatro ou cinco anos, ou não existiam de todo ou não existiam como estão hoje. Queremos dar visibilidade a todos”, salientou o presidente da câmara.

O selo de qualidade criado pela Câmara de Faro e pela AIHSA visa “identificar e distinguir” os estabelecimentos pela sua excelência em vários itens.

Pub

Segundo Natacha Alentejano, serão avaliados critérios como a segurança alimentar, atendimento e serviço, recursos humanos e formação, atendimento e serviço, sustentabilidade, gastronomia e infraestruturas e instalações.

O objetivo é definir um “padrão de exemplo e incentivo” para “aumentar cada vez mais a qualidade” dos estabelecimentos de restauração do concelho e “afirmar Faro no circuito do turismo gastronómico”.

A iniciativa está direcionada a todos os estabelecimentos licenciados pelo município de Faro - na ordem das quatro centenas, de acordo com Paulo Santos -, arrancando com a fase de candidatura.

Depois de escolhidos os melhores - um trabalho que incluirá ainda a colaboração da Universidade do Algarve e do Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve -, o selo de qualidade estará disponível em cada um dos restaurantes distinguidos.

A partir daí, a Câmara de Faro e a AIHSA vão realizar várias ações de promoção, ainda por definir, para dar a conhecer esses restaurantes. O processo de escolha dos melhores estabelecimentos será renovado anualmente, adiantaram as duas entidades.

Pub

 

O presidente da Região de Turismo do Algarve também esteve presente na apresentação do projeto, recordando que os muitos turistas que visitam a capital algarvia precisam de mais oferta.

“O posto de turismo de Faro recebeu em 2016 cerca de 100 mil pessoas. Muitas vezes passo aqui pelo centro histórico e vejo muitos grupos de turistas. Essas pessoas precisam de mais oferta - e a diferença faz-se cada vez mais na gastronomia”, realçou Desidério Silva.

A parceria entre a Câmara de Faro e a AIHSA nasceu há um ano, no âmbito da renovação da estratégia de promoção do comércio tradicional da cidade, da qual surgiu o Baixa Street Fest, que este ano cumpre a 2.ª edição.

Este projeto específico tem um investimento de 15 mil euros, financiado totalmente pela autarquia farense.

Pub
Mais em Sociedade
Em todas as circunstâncias “Ao volante, o telemóvel pode esperar”

Entre hoje (24) e o dia 30 de maio, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de

Surfista alemão bate recorde de Rodrigo Coxa ao surfar maior onda do mundo na Nazaré – CNN

O Livro dos Recordes do Guinness anunciou esta terça-feira que o surfista alemão Sebastian Steudtner é o novo recordista da maior onda do

Faro
«Faro Acolhe» promove alojamento de universitários em casa de idosos

O projeto «Faro Acolhe», que junta autarquia e Universidade do Algarve (UAlg), pretende promover o alojamento de jovens universitários em

PJ
Algarve na rota de investigação da PJ sobre fraude e desvio de fundos europeus

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, deu hoje cumprimento a 54 mandados de busca em todo o país,