
Albufeira: No Dia do Município autarquia pede aposta na competitividade, solidariedade e felicidade
Albufeira comemorou o seu Feriado Municipal e Dia do Município a 20 de agosto. A autarquia quer uma Albufeira competitiva, solidária e feliz.
Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, aproveitou o Dia do Município para refletir sobre os projetos para o futuro.

Queremos uma Albufeira cada vez mais competitiva e mais solidária. Entendemos que sendo a nossa indústria o turismo, temos de ter uma comunidade feliz.
Essa felicidade só se atinge com justiça social. É por aí que vamos. A nossa população tem de estar em primeiro lugar, para poder receber bem.

A assinalar o Dia do Município, a autarquia apontou a Vida Saudável e a Cultura como duas das grandes prioridades. O Moinho do Cerro do Malpique, renovado e requalificado, marca essa aposta, estando a funcionar.
Na cultura, temos de aumentar o nosso amor próprio, como fizemos com a recuperação do Moinho do Cerro do Malpique, que está a funcionar e é visitável. De futuro terá associado um parque ambiental.
Outra das preocupações da autarquia liderada por Carlos Silva e Sousa, passa por evitar as já habituais inundações em Albufeira.
Temos em curso o Plano de Drenagem de Albufeira, que irá impedir que catástrofes como a que tivemos há dois anos, a 1 de novembro, não se repitam.
Em busca das tão desejadas solidariedade e felicidade, a autarquia vira-se para as camadas mais idosas, e mais jovens, da sociedade
Há questões fundamentais como os lares de terceira idade, que fazem muita falta. Temos também de aumentar a nossa rede de cuidados continuados.
Na área da juventude, temos de ter escolas com saída. É o caso do Centro de Formação para a Economia do Mar, em Paderne. Irá formar jovens na área do mar, com empregabilidade a 100%.
Este ano, o programa de comemorações do Dia do Município de Albufeira teve início no dia 18, com uma sessão Solene de homenagem a todos os que passaram pela Assembleia Municipal de Albufeira. Ao palco do Auditório Municipal subiram 84 deputados, de todas as cores políticas, para receberem um Colar de Honra pela mão do presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, do presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa, e do presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), José Pavão.
A Assembleia Municipal é um órgão que representa bem o que são as populações, o Poder Local, a Democracia. Não foi fácil chegar até aqui, por isso este reconhecimento é uma mais-valia, um ato de agradecimento a todos o que deram de si à democracia e prestaram o seu contributo à comunidade,
salientou Carlos Silva e Sousa, que também foi homenageado enquanto presidente da Assembleia Municipal (2005), juntamente com Manuel dos Santos Serra, José Serôdio Bernardo, Domingos Manuel Rodrigues, Joaquim Cabrita Neto e José Bernardo Correia.

Paulo Freitas agradeceu a presença de todos, referindo que
os 40 anos do Poder Local é isto: ver a maturidade do Poder Local em Albufeira, realçar a responsabilidade de exercer o Poder Local, esta fantástica função de representar as populações onde nos inserimos, com rigor, com respeito, com cumplicidade para atingir o melhor para Albufeira”. O presidente da Assembleia Municipal afirmou que “em Albufeira temos um exemplo de democracia limpa, clara, responsável, e isso deve-se exclusivamente a todas as pessoas que fizeram parte da Assembleia Municipal até hoje.

No final da tarde foi apresentado o Programa de Fim de Ano, no hotel Alísios. O Município volta a apostar num cartaz diversificado com cinco dias de atividades para toda a família. Na noite de 31 de dezembro, o palco da Praia dos Pescadores recebe o habitual concerto junto ao mar, este ano com dois grandes nomes do panorama musical português da atualidade: Agir e Xutos e Pontapés.

As comemorações do Dia do Município prolongaram-se até à noite, com Ana Moura a subir ao palco da Praça dos Pescadores para um concerto emotivo, onde interpretou diversos temas do seu novo disco “Moura” e pôs a plateia a cantar os seu maiores êxitos, entre os quais, o “Dia de Folga”. A cantora, uma das fadistas mais aclamadas a nível nacional e internacional, foi aplaudida efusivamente pelo público numa noite de festa que terminou com um espetáculo de fogo-de-artifício na Praia dos Pescadores.