Bombeiros de Portimão

Bombeiros de Portimão resgatam trabalhador no subsolo

No dia 21 de agosto, pelas 14h41, o Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro recebeu um alerta para um acidente de trabalho nas obras de reabilitação do túnel de Portimão das Águas do Algarve, com a queda de um trabalhador no intercetor do Poço Seco/Boavista, numa profundidade de mais de 20 metros.

Bombeiros de Portimão

De imediato, reconhecendo a complexidade da exigente operação de socorro, foram despachados além dos meios previstos na grelha de 1.º alarme para esta natureza de ocorrências, o Grupo de Salvamentos Especiais, com as valências de Salvamento Técnico por Cordas, Resgate em Águas Bravas e Mergulho, tendo os primeiros meios diferenciados chegado ao local pelas 14h50 (9 minutos depois do despacho).

Pub
Bombeiros de Portimão

Tratando-se de uma área de interesse, no subsolo, numa extensão de cerca de 2 kms (desde o ponto da queda até à bacia da Estação de Tratamento de Águas Residuais), foram encetadas múltiplas ações de busca e salvamento em 5 (cinco) pontos de acesso às galerias do túnel, para minimizar os tempos de buscas. As equipas de resgate, inseridos em 3 setores de intervenção, aplicaram técnicas de salvamento por cordas com recurso a equipamento de proteção respiratória e detetores multigás.

Bombeiros de Portimão

Após cerca de uma hora de buscas no túnel em toda a área de interesse, que na altura apresentava um caudal significativo de água, a vítima foi localizada e resgatada, com vida, pelas 16h15, a cerca de 600 metros a jusante do local da queda. Tratava-se de um individuo de nacionalidade moldava, do sexo masculino, com 52 anos de idade, que apresentava trauma da face e membro superior esquerdo, suspeita de traumatismo vertebro-medular e múltiplas escoriações, sendo transporte à unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve.

Participaram nesta operação, conjuntamente com o Corpo de Bombeiros de Portimão, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Policia de Segurança Pública, a Autoridade para as Condições de Trabalho, as Águas do Algarve, e os responsáveis pelas obras curso, num total de 46 operacionais e 14 veículos.

Pub
Mais em Sociedade
Odemira: Fórum do Território valida Carta de Princípios

A 3ª Sessão do Fórum do Território decorreu no dia 21 de maio, no Jardim…

Núcleo duro: Os 13 jogadores mais importantes da Selecção Portuguesa de Futebol

Sabe quais são os 13 jogadores da seleção portuguesa de futebol de que Fernando Santos não abdica e que estarão, com grande probabilidade, a

O “Vale Encantado” está de volta para comemorar Dia da Criança

O Dia Mundial da Criança em Albufeira vai celebrar-se mais uma vez em grande com…

Homem ferido com gravidade após ser esfaqueado em Albufeira

Um homem foi esta quinta-feira esfaqueado em Albufeira, tendo sido conduzido para o hospital de Portimão com ferimentos graves, disse fonte