
Hemeroteca Digital do Algarve a votos até 10 de setembro
No âmbito do Orçamento Participativo de Portugal, vai estar a votação até ao dia 10 de setembro o projeto de criação da Hemeroteca Digital do Algarve, uma ideia de Luís Guerreiro, presidente da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, recentemente falecido.
A candidatura regional da Hemeroteca Digital do Algarve pretende garantir a salvaguarda de todos os periódicos - jornais e revistas – produzidos no Algarve desde 1833 até aos nossos dias, em formato digital e de fácil consulta pública.
O processo de votação é simples:
1. Ir a https://opp.gov.pt
2. Aceder ao projecto 709 – HEMEROTECA DIGITAL DO ALGARVE
3. Escolher cidadão nacional ou estrangeiro
4. Colocar o número do cartão de cidadão ou de bilhete de identidade, conforme indicado
5. Clicar em “Continuar”
6. Clicar em “Confirmar o voto”
7. Clicar em “Fechar”
A divulgação da lista de projetos vencedores, ou seja, aqueles que recolherem mais votos, será conhecida em outubro. Pode não só votar como partilhar o link para votação no seu Facebook.
A Hemeroteca Digital do Algarve é um projeto que muito enriquece e dignifica o Algarve e que constituía uma aspiração de Luís Guerreiro, homem fortemente empenhado na construção do saber histórico do Concelho de Loulé e da região.
O Algarve possui centenas de títulos de publicações periódicas de âmbito público, desportivo, turístico, religioso, de associações de classe, de feição comercial, que abrangem os últimos anos da monarquia, a primeira república, o estado novo e a democracia. A história do Algarve destes últimos 180 anos está plasmada nestas publicações. Daí o seu inestimável interesse e importância decisiva para a elaboração de trabalhos de investigação sobre a região.