Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Olhão

Igreja Matriz de Olhão obtém certificado de excelência do TripAdvisor

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Olhão obteve recentemente o certificado de excelência do sítio de viagens TripAdvisor, um galardão atribuído aos alojamentos, atrações e restaurantes que obtêm constantemente “excelentes” avaliações dos viajantes.

“Uma das primeiras edificações em alvenaria da cidade de Olhão, esta igreja tem no seu interior lindas pinturas e o seu altar é lindo. Da sua torre pode-se apreciar as açoteias e a Ria”; “o altar-mor em talha, assim como as capelas laterais e o arco triunfal, são um orgulho”; “interessante igreja, cuja fachada posterior é deveras «sui generis»”; “igreja imponente e linda. Vale a pena visitar”; ou “toda a história que a rodeia e relatos da sua construção fazem ainda mais interessante esta visita. Encontra-se bem cuidada, e nota-se que os locais têm orgulho neste monumento”, são algumas das descrições sobre a igreja.

Pub

A edificação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, atual Igreja Matriz de Olhão, iniciou-se em 1698, abrindo ao culto, ainda inacabada, em 1715, sendo que o contrato para a construção da sua torre data de 1722.

Na fachada, pode ler-se: “À custa dos homens do mar deste povo se fez este templo novo, no tempo em que só haviam umas palhotas.”

Na segunda metade do século XVIII, a fachada principal, uma das mais impressionantes de todo o Algarve, foi reformulada, passando a contar com um coroamento de feição triangular.

No seu interior, de uma só nave e transepto ligeiramente saliente, existem cinco altares. A capela-mor tem um retábulo e arco triunfal em talha dourada, um teto decorado com um fresco e uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Pub

Outra das particularidades da Igreja Matriz é ter nas suas traseiras uma pequena capela dedicada ao Senhor dos Aflitos, a quem muitos olhanenses dedicam a sua devoção.

O TripAdvisor é um sítio de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, gerados pelos próprios utilizadores. É a maior comunidade de viagens do mundo, com mais de 32 milhões de membros e mais de 100 milhões de comentários e opiniões sobre hotéis, restaurantes, atrações e outros negócios relacionados viagens.

Pub
Mais em Sociedade
Baja de Loulé marcada no primeiro dia pelo calor e por desistências de vulto

Como delineado, a Baja de Loulé arrancou com o prólogo com 5,250 kms junto ao Estádio Algarve, permitindo ao público de Faro e Loulé assistir

De Boca em Boca Mértola com mais “Caminhos Contados”

Com o apoio do Ministério da Cultura através do programa Garantir Cultura, e o apoio…

“Bora lá ao Parque!” em Loulé

O Grupo de trabalho da Rede Municipal de Loulé “Cidade Educadora”, com a colaboração da…

Lagoa Wine Experiences 2022 arranca já este sábado

O Lagoa Wine Experiences dá o pontapé de saída sábado, dia 28 de maio, e…