Tradição do Banho Santo cumpre-se na Manta Rota

As tradicionais festas de Verão em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota, no concelho de Vila Real de Santo António, até ao dia 29 de agosto, incluindo o tradicional Banho Santo, concertos, bailes e fogo-de-artifício.

O ponto alto das comemorações acontece a 29 de agosto, às 11:00 horas, com o famoso Banho Santo, em pleno areal da Manta Rota.

Pub

O célebre banho de mar é um encontro que se realiza anualmente a 29 de agosto, assinalando a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado.

Era o dia em que as gentes da serra algarvia, há longos anos, se deslocavam até à praia, acompanhadas pelos animais de carga, para tomar um banho de que se acreditava ser «santo» e capaz de curar todos os males. No final do ritual, a celebração era rematada com um piquenique.

Para manter viva a tradição, a associação A Manta e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António apostam, mais um ano, na recriação histórica do evento, atraindo centenas de curiosos até à praia da Manta Rota para ver como as coisas se passavam noutros tempos.

As festividades integram uma série de concertos e bailes, a partir das 22:00, por onde vão passar, ao longo de uma semana, bandas e artistas como Mónica Sintra, que subirá ao palco no dia 26 de agosto.

Pub

No dia 27 de agosto, o cartaz integra uma corrida solidária, às 9:00, a favor da construção da Capela da Manta Rota.

A 29 de agosto, dia de São João Batista, as festividades começam com o Banho Santo. Às 18:30, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Batista.

Mais tarde, às 22:00, tem início o baile com o Duo Reflexo, a que se segue um espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, no areal da praia da Manta Rota.

Todos os concertos têm lugar no largo do antigo casino e a entrada é livre.

Pub
Mais em Sociedade
Em todas as circunstâncias “Ao volante, o telemóvel pode esperar”

Entre hoje (24) e o dia 30 de maio, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de

Surfista alemão bate recorde de Rodrigo Coxa ao surfar maior onda do mundo na Nazaré – CNN

O Livro dos Recordes do Guinness anunciou esta terça-feira que o surfista alemão Sebastian Steudtner é o novo recordista da maior onda do

Faro
«Faro Acolhe» promove alojamento de universitários em casa de idosos

O projeto «Faro Acolhe», que junta autarquia e Universidade do Algarve (UAlg), pretende promover o alojamento de jovens universitários em

PJ
Algarve na rota de investigação da PJ sobre fraude e desvio de fundos europeus

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, deu hoje cumprimento a 54 mandados de busca em todo o país,