Portimão: O Mundo das Formigas na EMARP

Até ao próximo dia 8 de setembro na EMARP estão vários formigueiros e tipos de formigas para quem nos visita poder apreciar o modo de vida destes insetos.

Normalmente as formigas são aqueles animais que vivem debaixo dos nossos pés, mas sabia que as formigas têm castas? Que há cerca de 10 mil espécies diferentes? Que podem medir de 1,6 mm a 5 cm? Que são vermelhas, negras, castanhas ou amarelas mas também podem ser verdes ou em azul metálico? Que podem carregar pesos 50 vezes superiores ao do seu corpo? Que o sentido mais desenvolvido é o faro? Que não têm ouvidos mas sentem as vibrações? Que usam as patas para detetar cheiros e sabores? Que todas as formigas do formigueiro são fêmeas? Que os machos só servem para a reprodução - em voo – e depois morrem?

Quem sabe estas coisas todas é o Rui Mesquita, um portimonense nascido em 1968 que há cerca de oito anos descobriu o mundo fascinante das formigas, tecnicamente a mirmecologia - parte da entomologia que estuda os insetos himenópteros, onde se incluem as vespas, abelhas e, claro, as formigas.

Pub

Na exposição podemos ver várias espécies autóctones, havendo até uma espécie “portuguesa”, a Messor lusitanicus, e observar as rainhas, os ovos, toda a atividade do formigueiro, com as incansáveis formigas a transportar alimentos de um lado para o outro. Reconhecidas como formando sociedades complexas e perfeitas as formigas têm sido dadas como exemplo de trabalho, perseverança, sabedoria, hierarquia, cooperação e partilha em que todas trabalham para o bem comum.

Por muito estranho que possa parecer, há muitas formigas no espaço público da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão.

Pub
Mais em Ambiente
Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…