Dias Medievais de Castro Marim

Castro Marim: “Dias Medievais” entre portugueses e espanhóis

Até ao próximo dia 27 de agosto, domingo, decorre em Castro Marim, mais uma edição dos “Dias Medievais”. A 20ª edição do festival teve início na quarta-feira com um desfile, com centenas de figurantes e artistas, trajados a rigor.

Dias Medievais de Castro Marim
Dias Medievais de Castro Marim

Durante cinco dias, a 20ª edição dos “Dias Medievais” transporta a vila de Castro Marim para a Idade Média, num recinto que tem vindo a ser aumentado, ano após ano.

Pub
Dias Medievais de Castro Marim

Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, destaca o investimento que tem sido feito naquele que é considerado o evento mais importante do concelho.

De ano para ano temos vindo a valorizar os Dias Medievais, sempre mantendo o rigor histórico, que é uma imagem de marca. Devemos ser o evento, em Portugal, com maior rigor histórico.

O festival aposta este ano em algumas novidades na área da animação, com destaque para o espetáculo de videomapping.

Uma viagem pela Idade Média

Dias Medievais de Castro Marim

Pelas ruas e ruelas de Castro Marim, os visitantes encontram a recriação da vida quotidiana do homem da Idade Média, com a representação de todas as classes que estruturavam a sociedade na época – clero, nobreza, burguesia e povo.

Guerreiros, grupos de música e de dança, cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros, colorem o resto do cenário medieval.

Pub

Dias Medievais de Castro Marim

A edição deste ano, dos “Dias Medievais” de Castro Marim poderá muito bem vir a bater novos recordes de bilheteira, tornando o festival cada vez mais sustentável.

Começamos a tornar este evento sustentável, o que antes não acontecia. Este ano vamos voltar a bater o recorde de bilheteira.

Há um envolvimento da sociedade local e dinamizamos a economia local. Os espaços de comida e bebidas são explorados pelos clubes e associações locais. É uma fonte de receita importante para associações, cafés e restaurantes.

Dias Medievais de Castro Marim

 

Vila raiana entre portugueses e espanhóis

Uma das fachadas do castelo foi transformada numa tela gigante, em que, “numa viagem de luz, design e som, se revelará a história que transformou esta vila raiana”.

Dias Medievais de Castro Marim

Intitulado "A Luz das Trevas, D. Dinis e o Dragão de Sal", o espetáculo acontece pelas 23h00, nos dias 25, 26 e 27 de agosto. A iniciativa é apoiada pelo PO CRESC ALGARVE 2020, com uma taxa média de cofinanciamento de 70% pelo FEDER.

O Castelo volta a ser palco principal, o cenário mais leal à Idade Média, onde acontecem as principais recriações, como as de artes e ofícios, estando representadas mais de 45 profissões, e os grandes espetáculos, como os torneios medievais a cavalo.

No paiol, realiza-se a renovada exposição de Instrumentos de Tortura e Punição, mostrando uma das razões pela qual a Idade Média é considerada como a Idade das Trevas.

Pub
Dias Medievais de Castro Marim

Para o autarca de Castro Marim, a proximidade com Espanha é fundamental e deve ser explorada

Ao realizarmos os Dias Medievais no final de agosto, temos um sucesso garantido, uma vez que a população aumenta várias vezes, com o turismo. Castro Marim é o concelho do Algarve com maior número de segunda habitação. O turismo é fundamental para nós.

Nos eventos que realizamos procuramos sempre trazer visitantes espanhóis. Uma feira desta atraia os nossos vizinhos. Os espanhóis veem em massa. Esta proximidade com Espanha é uma vantagem para Castro Marim.

Boa parte dos grupos que podem ser visto a atuar pelas ruas de Castro Marim, e no Castelo da Vila são oriundos da vizinha Espanha, bem como os milhares de visitantes que procuram a vila raiana por estes dias.

"Rei por um dia"

Dias Medievais de Castro Marim

Outro dos grandes destaques desta 20.ª edição dos Dias Medievais é a experiência «Seja Rei por um dia», uma inovação do banquete medieval, dando a provar aos convivas as melhores iguarias da época, num espaço exclusivo, no chamado Castelo Velho, por onde passam todos os grupos de animação do evento.

O "Seja Rei por um Dia" é uma experiência que permite desfrutar do banquete na mesa real, com toda a grandiosidade e diferenciação que isso comportava.

Dias Medievais de Castro Marim
Dias Medievais de Castro Marim

Nas ruas e ruelas, encontra-se todo o imaginário de uma época que carregava criaturas mitológicas, monstros, criaturas demoníacas e mágicas, que explicavam tudo o que era ainda vago e impreciso.

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Banda “Os Naira” no Auditório Municipal de Albufeira

Os Naira voltam a surpreender os albufeirenses, desta vez com uma atuação aberta ao público,…

Cineteatro Louletano garante apoio para quadriénio 2022 – 2025

O Cineteatro Louletano acaba de ver garantido um apoio de 200 mil euros anuais para…

Música e literatura do Algarve nas comemorações dos 150 anos de Ernesto Korrodi

A música e literatura “made in Algarve” vão marcar presença, em Leiria, nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi

Ana Vitória
Ana Vitória estreia hoje «Encruzilhada» no Teatro das Figuras

A coreógrafa, performer e artista visual brasileira Ana Vitória estreia hoje, terça-feira, 24, no Teatro das Figuras, em Faro, a instalação