Jornal diariOnline Região Sul

Vila do Bispo: «Sons Antigos a Sul» encerra hoje com Ensemble Seconda Pratica

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, no concelho de Vila do Bispo, recebe hoje, sexta-feira, 25, às 17:00 horas, o espetáculo de encerramento do ciclo «Sons Antigos a Sul», «Missa da Maria Magdalena - Fontes de canto e polifonia portuguesas», pelo Ensemble Seconda Pratica.

A 6.ª edição do ciclo de música antiga é um projeto anual da Academia de Música de Lagos para promoção e divulgação da música antiga no Algarve.

O serviço hipotético para Maria Madalena será feito a partir de repertório em fontes cujo trabalho do CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética da Música - tornou acessível na base de dados de Música Antiga Portuguesa (PEM database).

A fonte mais antiga na qual se pode encontrar repertório para esta celebração é o manuscrito 034 no Arquivo da Sé de Braga. Este gradual (canto litúrgico) do século XVI é um exemplo do tipo de canto homofónico específico do Norte de Portugal, a partir do qual se criará uma estrutura do programa, o qual será preenchido por peças polifónicas de fontes contemporâneas ou ligeiramente mais tardias: os manuscritos 9, 12 e 53 da Biblioteca da Universidade de Coimbra.

Fundado em 2012 por músicos internacionais que se juntaram na Holanda para concluir os seus estudos, Seconda Pratica tornou-se num dos ensembles mais destacados da nova geração de músicos que se dedicam à música antiga.

O seu principal objetivo é “construir uma ponte entre músicos e públicos, revitalizando a herança musical do Ocidente e trazendo-a de volta como uma experiência vivida e partilhada, através de uma constante fusão de pesquisa, excelência musical e performance”.

A iniciativa integra o DiVaM, o programa de dinamização e valorização dos monumentos promovido anualmente pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Comentários

comentários