Jornal diariOnline Região Sul

Depois de 20 anos foi lançada a Primeira Pedra do Ombria Resort

O Ombria Resort lançou na sextra-feira, dia 25 de agosto, a Primeira Pedra da 1ª fase do projeto. Situado no meio de uma paisagem serena e natural, de colinas verdes, carvalhos exuberantes e rios, espalhado por 153 hectares de terreno, o Ombria Resort encontra-se perto da Reserva Natural da Fonte Benémola e de aldeias típicas como Querença e Tôr.

Ombria Resort

Com abertura prevista para final de 2019, a primeira fase do Ombria Resort, em construção desde outubro de 2016, inclui infraestruturas e campo de golfe de 18 buracos. Contempla ainda o “Viceroy at Ombria Resort”, com 76 quartos e as “Viceroy Residences at Ombria Resort”, com 65 residências turísticas.

Ombria Resot - Primeira Pedra

O complexo hoteleiro inclui um clubhouse, um centro de conferências, 5 restaurantes, spa, kids club, um observatório astronómico, piscinas aquecidas e várias outras instalações de lazer e fitness.

A primeira fase do projeto representa mais de 100 milhões de euro, num investimento total que ultrapassará os 260 milhões de euros. O investidor, Grupo Pontos, um fundo finlandês, realizará este investimento com cerca de 60% em capitais próprios.

Ombria Resort - Primeira Pedra

O Ombria Resort contará com três áreas diferentes de unidades residenciais e turísticas, incluindo apartamentos, moradias em banda e vivendas. Depois de concluído irá disponibilizar uma vasta oferta na componente hoteleira e de imobiliário turístico e residencial, desde quartos/suites de hotel, apartamentos, até moradias, algo que se traduzirá, naturalmente, numa variada gama de preços adaptada a diferentes mercados e a diversos tipos de clientes.

O projeto imobiliário integra unidades residenciais turísticas de luxo, de diferentes tipologias, algumas delas geridas pela Viceroy Hotels & Resorts e nas quais é oferecido um retorno garantido de aluguer nos primeiros anos após a compra. Assim a componente imobiliária incluirá diferentes apartamentos, moradias em banda e vilas de luxo, de tipologias T0 até T6. Os valores de venda poderão variar entre os 300 mil e os 2,5 milhões de euros.

Ombria Resort

Os principais mercados-alvo são o norte da Europa, nomeadamente o Reino Unido, a França, a Alemanha, os países do Benelux e da Escandinávia, bem como Estados Unidos, Médio Oriente e Ásia, sem esquecer Portugal.

 

Duas décadas de espera

Pelo meio de pareceres e estudos, o complexo turístico, situado numa área “virgem” do ponto de vista da intervenção humana, levou duas décadas até à sua aprovação final. A impaciência do investidor sentiu-se na cerimónia, com Ilko Kokkila, responsável pelo fundo finlandês, a tecer críticas à burocracia portuguesa.

Ombria Resort - Primeira Pedra

Ficamos muito dececionados com a lentidão da burocracia que enfrentamos durante o desenvolvimento do projeto. A cooperação com a Câmara Municipal de Loulé e as autoridades competentes tem sido excelente, mas a forma como a burocracia tem provocado o atraso deste processo é inacreditável. Esta morosidade prejudica gravemente o progresso no país.

Vítor Aleixo, Pres. CM Loulé

Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, respondeu, elogiando a qualidade do trabalho alcançado.

Chegamos hoje a um ponto que foi amplamente discutido, planeado e negociado com todas as instâncias. Não é um projeto feito de ânimo leve. Teve custos para o investidor. Eu também gostaria que as coisas tivessem sido mais rápidas.

Pela primeira vez vamos ter uma intervenção num espaço natural em estado puro, que será seguida com muita atenção, ao modo como se vai encaixar com este ambiente até aqui intocado.

Algum cuidado burocrático, talvez seja o nosso segredo, para termos uma região turística com alguma qualidade, alguma excelência.

Ana Mendes Godinho, Sec. Est. Turismo

Para Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, este é um momento simbólico.

Momento simbólico porque aquilo que parecia impossível transformou-se em possível. Este foi um processo difícil que teve a capacidade de assumir problemas, colocar todos a falar em conjunto e encontrar soluções através do diálogo.

O responsável pelo executivo camarário de Loulé, aproveitou o momento para mostrar a abertura do concelho a novos projetos, que sigam o exemplo do Ombria Resort.

Estamos abertos a receber outros projetos que venham para o interior do concelho de Loulé. Desde que sigam o exemplo deste, que cumpriu todas as exigências, que levou o seu tempo, mas que, tenho a certeza, ficará em harmonia com a natureza.

Uma aposta amiga do ambiente

O Ombria Resort foi projetado numa lógica "eco-friendly" recorrendo a materiais e tecnologias inovadoras e respeitadoras do ambiente, com o propósito de respeitar a herança e património ambiental e local.

Ombria Resort

O respeito pelo património ambiental será igualmente passado aos clientes, que serão incentivados a conhecerem o meio envolvente do Ombria Resort e, desse modo, a contribuir positivamente para o crescimento/desenvolvimento da economia local e nacional.

Ombria Resort

Para Julio Delgado, CEO do Ombria Resort,

este é um projeto inovador e ímpar no nosso país salientando que “é um empreendimento turístico de nova geração que visa afirmar-se como uma referência do setor no Algarve e no Sul da Europa. A sua localização única, a sua envolvente natural, com colinas e ribeiras, e o contacto com "O verdadeiro Algarve" permitem posicionar o nosso resort de forma diferenciadora. O Ombria Resort vai oferecer um estilo de vida singular, combinando sofisticação com experiências autênticas.

Ombria Resort

No seguimento desta filosofia, o Ombria Resort aposta na criação de uma unidade hoteleira de 5 estrelas, denominada "Viceroy at Ombria Resort", que será a primeira na Europa da marca "Viceroy Hotels & Resorts", reconhecida cadeia americana de hotéis de luxo com uma carteira de hotéis e resorts localizados em todo o mundo.

Golfe em harmonia com a natureza

Em construção desde outubro de 2016, o campo de golfe de 18 buracos do Ombria Resort será um exemplo perfeito de integração na natureza e, ao mesmo tempo, proporcionará uma experiência de tirar o fôlego.

Com uma beleza inesperada, irá proporcionar aos jogadores uma experiência única, com duas áreas distintas e várias travessias pelas ribeiras existentes no terreno.

Ombria Resort

O projeto possui qualidades únicas de conceção que se prendem, em parte, com as diferentes características do terreno disponível, e respetivas condicionantes, e das componentes biofísicas a preservar. O design procurou, neste sentido, tirar o máximo partido das áreas naturais e otimizar a integração do campo na paisagem existente ao proteger a integridade das espécies autóctones, nomeadamente de sobreiros e azinheiras.

Comentários

comentários