Vila do Bispo: Campanha arqueológica na Boca do Rio

Dando continuidade a uma já longa relação de colaboração interinstitucional e a anteriores iniciativas de investigação, a estação Lusitano-Romana localizada em plena praia da Boca do Rio, em Budens, irá receber, durante o mês de setembro, mais uma campanha arqueológica promovida pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, com o habitual apoio do Município de Vila do Bispo.

Os trabalhos serão dirigidos pelo Professor Doutor João Pedro Bernardes, da UALg, e contam  com o contributo de uma equipa de investigadores oriundos da Universidade de Marburgo, na Alemanha, coordenada pelo Professor Felix Teichner, arqueólogo que dará assim continuidade às ações realizadas no início do ano na Boca do Rio.

Pub

Em março deste ano, uma equipa internacional, composta por arqueólogos e geólogos, desenvolveu investigação no arqueossítio romano da Boca do Rio. Durante duas semanas foi realizada uma série de sondagens não invasivas com o recurso a um cruzamento de diferentes métodos de prospeção geofísica, permitindo, assim, descortinar evidências de estruturas e de outras “anomalias” de origem humana ocultas no subsolo da área.

Os trabalhos foram coordenados pelo Professor Doutor Felix Teichner, da Universidade de Marburg, e contaram com o contributo de investigadores sedeados em outras universidades alemãs, Colónia e Aix-la-Chapelle.

A campanha que se desenvolverá ao longo de todo o mês de setembro pretende confirmar, por via de sondagens arqueológicas, as “anomalias” geofísicas registadas em março, prevendo-se uma série de inéditas novidades relativas à dimensão e organização espacial e funcional daquele importante estabelecimento romano que, desde o século XIX, tem vindo a revelar uma contínua presença humana entre meados do século I e o século V d.C.

De referir que todos estes trabalhos, e os respetivos investigadores, têm sido acolhidos no NIA-VB – Núcleo de Investigação Arqueológica de Vila do Bispo, um novo equipamento municipal que reabilitou as desativadas instalações do antigo Jardim de Infância de Budens.

Pub

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Banda “Os Naira” no Auditório Municipal de Albufeira

Os Naira voltam a surpreender os albufeirenses, desta vez com uma atuação aberta ao público,…

Cineteatro Louletano garante apoio para quadriénio 2022 – 2025

O Cineteatro Louletano acaba de ver garantido um apoio de 200 mil euros anuais para…

Música e literatura do Algarve nas comemorações dos 150 anos de Ernesto Korrodi

A música e literatura “made in Algarve” vão marcar presença, em Leiria, nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi

Ana Vitória
Ana Vitória estreia hoje «Encruzilhada» no Teatro das Figuras

A coreógrafa, performer e artista visual brasileira Ana Vitória estreia hoje, terça-feira, 24, no Teatro das Figuras, em Faro, a instalação