Jornal diariOnline Região Sul

Algarve: Agenda de setembro com mais de 100 eventos

Música, teatro, exposições, dança, desporto, festas e festivais marcam o «Guia Algarve» da Região de Turismo do Algarve (RTA) para o mês de setembro, que inclui mais de uma centena de eventos.

A publicação, já disponível, inclui dezenas de propostas culturais e não só, para quem mora no destino turístico ou está de visita para umas férias, em que o fado, dieta mediterrânica e golfe são os destaques do mês.

Em termos musicais, já no sábado, 2 de setembro, o largo da Mareta, em Vila do Bispo, ouvirá cantar o fado pela voz de Mariza, às 22:30 horas, enquanto Sérgio Godinho e Filipe Raposo atuam no auditório municipal de Albufeira, dia 16, às 21:30.

A guitarra portuguesa soará diariamente (exceto sextas e sábados) às 12:00, 15:00 e 16:30, no Centro Interpretativo do Arco da Vila, em Faro, até ao final do mês.

No Vila Vita Parc (Porches) serão os nomes fortes do jazz, soul e funk internacional a entreter o público, no Algarve Smooth Jazz Festival, de 27 de setembro a 1 de outubro.

Ainda na música, mantém-se a programação do verão em Tavira, com concertos de vários artistas portugueses, de 1 a 6, na praça da República, sempre às 22:00.

O mês termina ao som da Orquestra Gulbenkian, que interpretará obras de Mendelsshon, Mozart e Beethoven no Teatro das Figuras, dia 30, às 21:30.

Já na dança, o flamenco, o cante e o baile estarão em destaque no 16.º Festival de Flamenco de Lagos, entre os dias 14 e 16, às 21:30, no centro cultural da cidade.

E no calendário desportivo da região, surge o incontornável Portugal Masters, torneio que conta com os melhores golfistas europeus de 21 a 24, no Victoria Golf Course, em Vilamoura. Para os amantes da velocidade, a alternativa será outra: o Campeonato Mundial de Superbike, no Autódromo Internacional do Algarve, de 15 a 17.

As atenções dos festivaleiros estarão viradas em setembro para o Festival F, o último grande festival de verão do país, para o FIESA – Festival Internacional de Esculturas em Areia e para o Festival do Perceve.

O Festival F arranca hoje, quinta-feira, mas estende-se até sábado por vários palcos do centro histórico de Faro, com mais de 50 concertos.

O FIESA, não sendo novidade, continuará a atrair dezenas de pessoas a Pêra (Silves) até ao final de outubro, movidas pela curiosidade de admirar as gigantes esculturas de areia que chegam a atingir os doze metros de altura.

Por outro lado, o Festival do Perceve de Vila do Bispo encherá de sabor a mar a boca dos visitantes entre os dias 08 e 10.

Mantendo a atenção na gastronomia, em Tavira decorrerá entre os dias 7 e 10 a Feira da Dieta Mediterrânica, com mercado de produtores, demonstrações culinárias e muitas atividades para a família relacionadas com este património da humanidade.

Dias antes, entre amanhã e domingo, dias 1 e 3 de setembro, dará tempo para passar pela Artechique – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique, de arraiais assentes no largo dos Chorões.

No final do mês (30 de setembro a 8 de outubro), a programação algarvia sentará residentes e turistas à mesa dos restaurantes de Quarteira e Vilamoura para a Semana do Polvo.

O «Guia Algarve» propõe ainda teatro, exposições de pintura e fotografia, sessões de cinema no cineteatro António Pinheiro de Tavira, em Tavira, e a Rota do Petisco Terras do Arade, que desafia as gentes para uma odisseia gastronómica ao longo de mais de 160 restaurantes e pastelarias dos concelhos de Portimão, Lagoa, Monchique e Silves, de 8 de setembro a 15 de outubro.

A publicação bilingue (português e inglês) da RTA pode ser descarregada no sítio http://www.visitalgarve.pt/pressroom.file.php?lang=pt&fileID=242&file=guiaalgarve_setembro_web.pdf, consultada na aplicação móvel Algarve Eventos ou encontrada nos postos de turismo, aeroporto, hotéis, agências de viagens, rent-a-car e campos de golfe da região, onde é distribuída todos os meses gratuitamente.

Comentários

comentários