Direção Regional de Cultura emitiu Nota de Pesar pela morte de Joaquim Guerreiro

A Direção Regional de Cultura do Algarve emitiu uma Nota de Pesar pela morte de Joaquim Guerreiro, no passado dia 2 de setembro, altura em que decorria o Festival F, em Faro, do qual foi mentor.

“Joaquim Guerreiro, um Homem fazedor de cultura"

No seu percurso de vida esteve associado a inúmeros projetos culturais que integraram várias áreas artísticas.

Pub

Destaca-se o seu contributo na dimensão dos grandes festivais do Algarve (como o Med, a Noite Branca e o Salir do Tempo em Loulé, ou o Alameda Beer Fest e o Festival F em Faro), mas, igualmente na valorização da arte contemporânea do Algarve, com a promoção de grandes exposições em espaços não formais, como aquelas a que assistimos no Palácio da Fonte da Pipa, nas Minas de Salgema em Loulé e, mais recente, na colaboração com a Fundação de Serralves, em Faro.

Participou em diferentes formas na vida política local tendo ocupado lugares na Assembleia Municipal, como vereador na Câmara Municipal de Loulé.

Ao nível dos equipamentos culturais deixou uma marca na renovação do Cine Teatro Louletano, na criação do CECAL em Loulé e na gestão e programação cultural do Teatro Municipal de Faro.

Joaquim Guerreiro termina o seu caminho profissional de forma prematura, aos 49 anos, como diretor delegado do Teatro Municipal de Faro.

Pub

Congregador de vontades, promovia a união e construía consensos, sendo um dos promotores na origem da proposta recente de candidatura de “Faro, a Capital Europeia da Cultura”.

Com uma enorme subtileza e dedicação foi promovendo a afirmação cultural do Algarve, remetendo-se muitas vezes a um papel tímido e discreto mas de grande convição na defesa da causa pública.

Deixamos, desta forma, uma mensagem de grande perda e enorme gratidão ao Joaquim Guerreiro que tanto deu ao nosso Algarve Cultural, apresentando os nossos sentidos pêsames aos familiares e amigos neste momento difícil.

Alexandra Rodrigues Gonçalves

Diretora Regional da Cultura do Algarve

Pub
Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Banda “Os Naira” no Auditório Municipal de Albufeira

Os Naira voltam a surpreender os albufeirenses, desta vez com uma atuação aberta ao público,…

Cineteatro Louletano garante apoio para quadriénio 2022 – 2025

O Cineteatro Louletano acaba de ver garantido um apoio de 200 mil euros anuais para…

Música e literatura do Algarve nas comemorações dos 150 anos de Ernesto Korrodi

A música e literatura “made in Algarve” vão marcar presença, em Leiria, nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi

Ana Vitória
Ana Vitória estreia hoje «Encruzilhada» no Teatro das Figuras

A coreógrafa, performer e artista visual brasileira Ana Vitória estreia hoje, terça-feira, 24, no Teatro das Figuras, em Faro, a instalação