Faro: Dia da Cidade arranca com concerto dos Entre Aspas

As comemorações do Dia da Cidade de Faro (7 de setembro) arrancam amanhã quarta-feira, 6, com um espetáculo da banda algarvia Entre Aspas, às 22:00 horas, no palco da Doca, com entrada livre.

A cerimónia de entrega do Jardim Sul do Palácio de Estoi ao município, após intervenção protocolada com a Enatur, a inauguração da Estrada dos Gorjões requalificada e o monumento em memória aos soldados tombados no Ultramar são outras das principais iniciativas.

Pub

O feriado municipal de quinta-feira, 7 de setembro, inclui várias cerimónias oficiais, abrindo com o hastear das bandeiras e a sessão solene, a partir das 9:00.

Este ano, a autarquia decidiu distinguir nove individualidades e coletividades do concelho: António Justo (ex-presidente da ARPI, a título póstumo), António Branco (reitor da Universidade do Algarve), Diogo Piçarra (músico), Ginásio Clube Farense, Joaquim Arenga (Grupo EDP), João Maria Larguito Claro (médico, antigo diretor clínico do Hospital de Faro), José Sousa Uva (treinador da atleta olímpica Patrícia Mamona), Conselho Regional da Ordem dos Advogados, Delegação Distrital da Ordem dos Engenheiros e Delegação Regional da Ordem dos Médicos.

Durante a sessão, será feita também a atribuição de Medalhas de Bons Serviços e Dedicação a Funcionários Municipais.

A manhã inclui ainda o descerramento da placa toponímica da rua Álvaro Paço, junto à extensão de saúde da Conceição (12:00), numa homenagem ao empresário e benemérito, falecido recentemente.

Pub

Após o almoço, será inaugurada a nova Clínica Lusíadas de Faro, no largo do Mercado (15:00), a sala de formação da Associação Humanitária dos Bombeiros de Faro - Cruz Lusa (16:00) e a requalificada Estrada dos Gorjões (17:00).

Para as 18:00, está agendado o descerramento do Memorial aos Combatentes do Ultramar, no jardim Guerreiro da Ângela, em Santa Bárbara de Nexe, precedida de celebração na Igreja Matriz.

Será ainda apresentado um livro de imagens e recordações de todos os soldados destacados para a Guerra, da autoria do nexense José Coelho Mestre, com o apoio da autarquia farense.

Meia hora depois, decorre a cerimónia de entrega ao município do jardim Sul do Palácio de Estoi, no âmbito de um protocolo celebrado com a Enatur.

O Palácio de Estoi é atualmente uma Pousada da Enatur, que sofreu obras de adaptação e ampliação. A cedência do edifício à Enatur implicou da parte desta a recuperação do jardim Sul, que agora abre para usufruto do público.

Pub

À noite, às 21:30, será descerrada a placa toponímica do jardim António Justo, junto à ARPI - Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro.

Ainda no âmbito do programa de comemorações, no sábado, 9, às 22:00, decorre no palco da Doca o espetáculo do grupo Andanças e Cantorias, do músico Afonso Dias.

A data de 7 de setembro assinala a passagem da vila de Faro a cidade, no ano de 1540, por carta régia concedida por D. João III.

Pub
Mais em Sociedade
IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no

Aljezur apoia e reforça dispositivo de combate a incêndios rurais

No âmbito do protocolo relativo ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais de 2022,…