Silves: 14ª Feira Medieval com mais de 150 mil visitantes

O número de visitantes da 14ª Feira Medieval de Silves ultrapassou o da edição anterior, tendo o evento sido visitado por 154 mil pessoas.

Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, salienta os números.

Pub

Estamos muito satisfeitos por termos, mais uma vez, trazido centenas de milhares de visitantes à nossa cidade, em dez dias de animação que são de grande importância, não apenas para a promoção do nosso território, enquanto espaço onde o património tem grande importância, mas também em termos económico-financeiros, já que o comércio local beneficia grandemente com a organização desta festa.

Cento e noventa expositores, mostrando diversos materiais e gastronomia, enceram as ruas da cidade, nomeadamente o seu centro histórico e a Praça Al-Muthamid, que de há dois anos a esta parte integra o perímetro da Feira.

A edição deste ano registou uma excelente afluência de público e contou com um importante reforço nos espetáculos de animação. Aliás, a opinião dos expositores foi bastante positiva relativamente a aspetos como a organização do perímetro, decoração e a animação.

Pelo segundo ano consecutivo o cortejo que abriu diariamente a feira contou com a participação de todos os grupos de animação (teatro, música, dança, acampamentos, torneio medieval, animação de rua), convidados, voluntários e participantes na Experiência Medieval, procurando evidenciar as personagens principais relacionadas com o tema “Ibn Ammar, de Poeta a Vizir”. O cortejo contou em média com uma participação de 110 integrantes.

Na edição de 2017 foi feito um reforço considerável no número de grupos de animação (27), que permitiu a realização de mais de 60 atuações diárias, tendo-se ultrapassado as 600 apresentações nos dez dias em que decorreu o evento, excluindo as duas sessões de torneio medieval e o espetáculo no Castelo.

 

No que toca ao torneio, o mesmo esgotou em quase todas as sessões, o que demonstra o interesse dos visitantes do evento por esta animação em particular.

Pub

Grande sucesso foi o espetáculo criado para esta edição da Feira Medieval de Silves e levado a cena todas as noites no Castelo. Ligado ao tema “Ibn Ammar, de Poeta a Vizir”, nele foram retratados, através do fogo e da dança, alguns dos episódios mais marcantes da vida do Poeta e Governante. A lotação esgotou todas as noites, tendo os espectadores manifestado o seu apreço pela encenação e pelo trabalho de todos os participantes.

Relativamente à campanha “Reciclagem Feira Medieval”, permitiu que meia tonelada de resíduos fossem encaminhados para reciclagem, mais concretamente, 461 kg de resíduos recicláveis, dos quais 266 kg de papel/cartão e 195 kg de plástico/metal. Estes valores representam, igualmente, uma duplicação face aos quantitativos das duas anteriores edições.

Tendo em consideração todos estes dados, fazemos um balanço bastante positivo deste evento, o que não nos impede, naturalmente, de considerarmos ser importante repensá-lo a cada edição, de modo a que possamos melhorá-lo»,

afirma Rosa Palma

Não podemos deixar de agradecer a todos quantos se envolveram e empenharam, mais uma vez ou pela primeira vez, no trabalho de planeamento, preparação e execução deste evento, pois o esforço de todos é a garantia do seu sucesso.

Pub
Mais em Sociedade
UAlg
Cursos de Verão da UAlg voltam em julho e já têm inscrições abertas

Os Cursos de Verão da Universidade do Algarve (UAlg), com várias atividades programadas, estão de volta em formato presencial no

IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no