Loulé: PAN visita hortas sociais
O PAN visitou o projeto “Hortas Sociais de Loulé”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé que procura dar às pessoas economicamente mais desfavorecidas a oportunidade de poderem produzir os seus próprios alimentos.
Para Rosa de Sousa, cabeça de lista do PAN à Junta de Freguesia de Almancil, trata-se de um projeto “muito importante em que se vê, no tratamento que cada pessoa dá ao seu talhão, que é acolhido com dedicação e brio”. Mas a candidata também entende que não é correto que este tipo de projetos fiquem só associados a uma ideia de apoio social, isto é, “que se pense que estes projetos são importantes apenas para as pessoas que financeiramente deles precisam
A oportunidade de plantar os próprios alimentos é um caminho para um estilo de vida mais saudável e sustentável para todas as pessoas”.
Rosa de Sousa enumera várias propostas, como “transitar do conceito de hortas sociais para hortas urbanas e comunitárias e aproximar as hortas ao centro das localidades. O PAN sugere a criação de pequenas hortas, pomares e jardins comestíveis no interior dos quarteirões, também para preservar a biodiversidade, abrangendo as freguesias mais urbanas como S. Clemente, S. Sebastião, Almancil e Quarteira.