Tavira celebra a dieta mediterrânica entre quinta-feira e domingo

Entre quinta-feira e domingo, de 7 a 10 de setembro, o centro histórico de Tavira vai acolher a 5.ª edição da Feira da Dieta Mediterrânica, com quatro dias de programação variada, a pensar em todos os públicos e gerações.

Uma feira institucional, mercado de produtores, concertos, teatro e danças mediterrânicas, arruadas filarmónicas e charangas, oficinas culinárias, aconselhamento cardiovascular e nutricional, atividade física, jardim mediterrânico com espécies botânicas, exposições de sementes e variedades endógenas, Vaivém Oceanário, jogos e espetáculos para crianças, conferências e conversas sobre temáticas relacionadas com a Dieta Mediterrânica, restaurantes e tascas e artesanato são as propostas do evento, que decorre ao longo das margens do rio Gilão e colina genética do alto de Santa Maria.

Pub

No campo da música, entre muitos outros, destaque para os concertos, na praça da República, sempre pelas 22:30 horas: Deolinda (7 de setembro); Miguel Poveda (8), Raquel Tavares (9) e HMB (10).

Sangre Ibérico, Monda, António Chainho, Savina Yannattou (Grécia) e Capitão Fausto atuam, no palco do Castelo. Já a guitarrista Marta Pereira da Costa apresenta-se, na Igreja Misericórdia.

Na Igreja das Ondas, ouve-se flauta, a voz e guitarra mediterrânicas de Isa Peixinho e Jorge Anacleto, temas e danças do mediterrâneo com Yan Mikirumov e Marco Fernandes, a harpa de Helena Madeira e o coro Jubilate Deo.

Destaque, ainda, para as participações locais dos ranchos folclóricos, da Banda Musical de Tavira, dos grupos de música popular portuguesa e coral, das oficinas de danças tradicionais mediterrânicas, assim como de fadistas, no Largo da Capela de Nossa Sra. da Piedade.

Pub

Para o público infantojuvenil foi pensado um programa especial. O Largo do Brincar, espaço para contos tradicionais com António Fontinha, Marionetas Mandrágora e Companhia Valdevinos, o espetáculo “Mão Verde” com música de Pedro Geraldes, as lengalengas cantaroladas por Capicua e muitas outras surpresas.

A gastronomia mediterrânica, com sabores do mar e da terra, está em evidência na «Praça da Convivialidade», localizada junto ao Castelo de Tavira, no Parque do Palácio da Galeria. Também os restaurantes do litoral, do barrocal e da serra associam-se à Feira da Dieta Mediterrânica e apresentam, durante o certame, ementas mediterrânicas.

O «chef» Vítor Sobral estará no primeiro dia de evento, amanhã, quinta-feira, para uma sessão denominada «Dieta à Portuguesa», às 18:30, no espaço de demonstrações gastronómicas, que receberá outros «chefs» até domingo.

À margem da feira, decorre na sexta-feira, 8, a 7.ª Conferencia Intergovernamental dos 7 Estados e Comunidades representativas da inscrição da Dieta Mediterrânica pela UNESCO, no hotel Vila Galé Albacora, em Tavira.

A reunião, de natureza política e técnica, conta com a presença das delegações de Portugal, Espanha, Itália, Marrocos, Croácia, Grécia, Chipre e resulta na conclusão da presidência/coordenação anual rotativa assegurada, este ano, por Portugal e Tavira.

Pub

Para além do balanço do trabalho desenvolvido por cada estado e comunidade representativa em torno do plano de salvaguarda, aprovado pela UNESCO, o encontro inclui também a análise às propostas de melhoria do funcionamento da rede internacional, assim como novos projetos e ações de investigação, dinamização e divulgação.

Pub
Mais em Sociedade
Bordeira
Aljezur: Austríaco morre e compatriota está desaparecido na praia da Bordeira

Um homem de nacionalidade austríaca morreu hoje, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, na praia da Bordeira, no concelho de

Rally de Portugal começou em Coimbra com 22 mil a assistir e Neuville a liderar

Fantástica estreia da Super Especial de Coimbra no Vodafone Rally de Portugal, com uma multidão a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos

Vinhos
Vinhos do Alentejo apresentam programa de produção sustentável no Reino Unido

Dar a conhecer o selo de produção sustentável, inédito em Portugal, dos vinhos do Alentejo é o objetivo da iniciativa da Comissão Vitivinícol

Janelas
Casa do Povo convida olhanenses a enfeitarem portas e janelas

A Casa do Povo do Concelho de Olhão convidou os olhanenses a participarem no evento «Janelas e Portas Floridas», enfeitando as suas casas