Entre quinta-feira e domingo, de 7 a 10 de setembro, o centro histórico de Tavira vai acolher a 5.ª edição da Feira da Dieta Mediterrânica, com quatro dias de programação variada, a pensar em todos os públicos e gerações.
Uma feira institucional, mercado de produtores, concertos, teatro e danças mediterrânicas, arruadas filarmónicas e charangas, oficinas culinárias, aconselhamento cardiovascular e nutricional, atividade física, jardim mediterrânico com espécies botânicas, exposições de sementes e variedades endógenas, Vaivém Oceanário, jogos e espetáculos para crianças, conferências e conversas sobre temáticas relacionadas com a Dieta Mediterrânica, restaurantes e tascas e artesanato são as propostas do evento, que decorre ao longo das margens do rio Gilão e colina genética do alto de Santa Maria.
No campo da música, entre muitos outros, destaque para os concertos, na praça da República, sempre pelas 22:30 horas: Deolinda (7 de setembro); Miguel Poveda (8), Raquel Tavares (9) e HMB (10).
Sangre Ibérico, Monda, António Chainho, Savina Yannattou (Grécia) e Capitão Fausto atuam, no palco do Castelo. Já a guitarrista Marta Pereira da Costa apresenta-se, na Igreja Misericórdia.
Na Igreja das Ondas, ouve-se flauta, a voz e guitarra mediterrânicas de Isa Peixinho e Jorge Anacleto, temas e danças do mediterrâneo com Yan Mikirumov e Marco Fernandes, a harpa de Helena Madeira e o coro Jubilate Deo.
Destaque, ainda, para as participações locais dos ranchos folclóricos, da Banda Musical de Tavira, dos grupos de música popular portuguesa e coral, das oficinas de danças tradicionais mediterrânicas, assim como de fadistas, no Largo da Capela de Nossa Sra. da Piedade.
Para o público infantojuvenil foi pensado um programa especial. O Largo do Brincar, espaço para contos tradicionais com António Fontinha, Marionetas Mandrágora e Companhia Valdevinos, o espetáculo “Mão Verde” com música de Pedro Geraldes, as lengalengas cantaroladas por Capicua e muitas outras surpresas.
A gastronomia mediterrânica, com sabores do mar e da terra, está em evidência na «Praça da Convivialidade», localizada junto ao Castelo de Tavira, no Parque do Palácio da Galeria. Também os restaurantes do litoral, do barrocal e da serra associam-se à Feira da Dieta Mediterrânica e apresentam, durante o certame, ementas mediterrânicas.
O «chef» Vítor Sobral estará no primeiro dia de evento, amanhã, quinta-feira, para uma sessão denominada «Dieta à Portuguesa», às 18:30, no espaço de demonstrações gastronómicas, que receberá outros «chefs» até domingo.
À margem da feira, decorre na sexta-feira, 8, a 7.ª Conferencia Intergovernamental dos 7 Estados e Comunidades representativas da inscrição da Dieta Mediterrânica pela UNESCO, no hotel Vila Galé Albacora, em Tavira.
A reunião, de natureza política e técnica, conta com a presença das delegações de Portugal, Espanha, Itália, Marrocos, Croácia, Grécia, Chipre e resulta na conclusão da presidência/coordenação anual rotativa assegurada, este ano, por Portugal e Tavira.
Para além do balanço do trabalho desenvolvido por cada estado e comunidade representativa em torno do plano de salvaguarda, aprovado pela UNESCO, o encontro inclui também a análise às propostas de melhoria do funcionamento da rede internacional, assim como novos projetos e ações de investigação, dinamização e divulgação.