
Faro: Dia da Cidade marcado por inaugurações e cerimónias oficiais
A devolução ao município do jardim Sul do Palácio de Estoi foi um dos momentos altos do Dia da Cidade de Faro, ontem, quinta-feira, 7, marcado por várias “inaugurações de grande simbolismo e importância para o concelho”, destacou a autarquia.
A cerimónia de entrega do Jardim Sul do Palácio de Estoi ao município, após intervenção protocolada com a Enatur, e que agora abre para usufruto do público, foi o momento mais importante do dia.
Também a inauguração da agora requalificada Estrada dos Gorjões, que permitiu recuperar a via e bermas desde Santa Bárbara de Nexe até ao cruzamento da Goldra, e o descerramento do monumento Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar, no jardim Guerreiro da Ângela, em Santa Bárbara de Nexe, em homenagem a todos os soldados oriundos daquela freguesia que perderam a vida na Guerra Ultramar, foram destacados pela câmara.
O feriado arrancou com a sessão solene, nos Paços do Município, que este ano homenageou dez individualidades e coletividades do concelho: António Justo (ARPI, a título póstumo), António Branco (reitor da UAlg), Diogo Piçarra (músico), Ginásio Clube Farense, Joaquim Arenga (Grupo EDP), João Maria Larguito Claro (médico, antigo diretor clínico do Hospital de Faro), José Sousa Uva (treinador da atleta olímpica Patrícia Mamona), Conselho Regional da Ordem dos Advogados, Delegação Distrital da Ordem dos Engenheiros e Delegação Regional da Ordem dos Médicos.
Durante a sessão realizou-se também a atribuição de Medalhas de Bons Serviços e Dedicação a Funcionários Municipais.
As comemorações incluíram ainda o descerramento da placa toponímica rua Álvaro Paço, em homenagem ao empresário agrícola e benemérito da Conceição de Faro, Álvaro dos Santos Calçada Paço; a inauguração oficial da Clínica Lusíadas, no largo Dr. Francisco Sá Carneiro; a inauguração da sala de formação da sede da Associação Humanitária dos Bombeiros de Faro - Cruz Lusa e o descerramento da placa de homenagem a António Justo, junto ao jardim da ARPI - Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro, numa comovente sessão que encerrou o alinhamento oficial.
Também no âmbito das comemorações do Dia da Cidade - que arrancaram na quarta-feira à noite, com o concerto dos Entre Aspas -, realiza-se amanhã, sábado, 9, às 22:00 horas, o espetáculo «Andanças & Cantorias», projeto de Afonso Dias, com entrada livre, no palco da Doca.
No dia 15 de setembro, terá lugar a apresentação de uma nova edição dos Anais do Município de Faro, pelas 17:30, na biblioteca municipal de Faro, cerimónia ainda inserida na programação do Dia do Município.