A direção geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) vai realizar, em colaboração com a direção regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP/Algarve), uma sessão de esclarecimento sobre a bactéria xylella fastidiosa, marcada para 10 de outubro.
O evento decorre no auditório da DRAP/Algarve, no Patacão, concelho de Faro, a partir das 14:30 horas.
A apresentação do plano de contingência para a xylella fastidiosa e seus vetores, a informação técnica sobre a bactéria e a situação na União Europeia e em termos nacionais (medidas legislativas, preventivas e de combate) são alguns dos destaques da sessão.
“A xylella fastidiosa é uma bactéria vascular que vive no xilema das plantas, sendo transmitida por insetos”, descreve a organização da iniciativa.
O combate a esta doença passa essencialmente por medidas de natureza preventiva, atuando sobre o vetor e o material de multiplicação. As medidas fitossanitárias são aplicadas para impedir a introdução e a propagação da doença, incluindo o uso de cultivares resistentes, certificação de material de multiplicação e a remoção e destruição de material infetado.
“A região do Algarve é composta por uma diversidade de práticas culturais e plantações variadas de videiras, de oliveiras, de citrinos, de amendoeiras, entre outras, que tornam este tema de especial relevância para o setor primário da região e para a economia do Algarve”, salienta a DRAP/Algarve.
A inscrição é gratuita mas obrigatória, até ao dia 6 de outubro, através do endereço eletrónico [email protected] ou pelo telefone 289870775.