Jornal diariOnline Região Sul

Investigadores da Universidade do Algarve inovam no registo de evidências arqueológicas

Uma equipa de investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) publicou numa conceituada revista americana uma solução inovadora de registo digital de dados arqueológicos, baseada na utilização de ferramentas freeware da empresa multinacional Google.

O artigo da equipa do Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da UAlg, liderada pelo arqueólogo João Cascalheira, foi publicado na Advances in Archaeological Practice.

O sistema permite a utilização de smartphones para a recolha de informação sobre jazidas arqueológicas e análise de materiais durante trabalhos de prospeção arqueológica.

É composto por duas aplicações totalmente livres de custos e customizáveis, que pretendem “facilitar o registo, gestão e partilha dos dados a investigadores de todo o mundo”.

O sistema foi desenvolvido para ser utilizado em trabalhos de campo em Moçambique, onde a equipa está desde 2014 em busca de evidência dos primeiros homens anatomicamente modernos.

O artigo está disponível para consulta no sítio https://www.cambridge.org/core/journals/advances-in-archaeological-practice/article/googlebased-freeware-solution-for-archaeological-field-survey-and-onsite-artifact-analysis/7914F673D1E1CAD96E5270E794CDFFD9.

Comentários

comentários