A troca de insultos entre Kim Jong-un e Donald Trump, aumentou a tensão entre a Coreia do Norte os Estados Unidos, tendo levado a que Ri Yong Ho, ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, qualificasse Trump como " o Sr. Presidente do Mal" (Mr Evil President) classificação usada este sábado num novo discurso do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano na Assembleia Geral das Nações Unidas, depois de Donald Trump ter chamado ‘homem foguete’ a Kim Jong Un.
Ri Yong Ho afirmou durante a sua intervenção que depois de Trump ter chamado “Rocket man” a Kim Jong-un, tornou-se inevitável lançar mísseis sobre os EUA. “Através de uma luta tão prolongada e árdua, estamos finalmente a poucos passos da conclusão da força nuclear”, acrescentou Ri Yong Ho.
Ri Yong Ho alertou de que a Coreia do Norte está a entrar na “fase final” de criação de um sistema nuclear, que considera uma “medida de autodefesa” para evitar que os Estados Unidos possam realizar “uma invasão militar”.
“Injustas”, classificou Yong Ho as sanções impostas pelo Conselho de Segurança a Pyongyang pelos seus ensaios balísticos e nucleares, tendo afirmado que não desviariam do seu “caminho para desenvolver a sua potência nuclear”.
De salientar que a declaração do chefe da diplomacia norte-coreana surge também no dia em que um esquadrão de bombardeiros nucleares norte-americanos fez um voo de reconhecimento perto da costa da Coreia do Norte, no limite do território norte-coreano, para enviar “uma mensagem clara” a Pyongyang, divulgou o Pentágono. “Foi no ponto mais setentrional da zona desmilitarizada que uma aeronave ou um bombardeiro americano voou pela costa norte-coreana no século XXI, demonstrando o quão sério nós levamos o comportamento perigoso da Coreia do Norte“, referiu a porta-voz do Pentágono, Dana White, em comunicado citado pela agência francesa AFP.
Numa síntese curtíssima, pode dizer-se que a 3.ª guerra mundial já esteve mais longe.