Dezenas de filmes de todo o mundo vão ser exibidos durante a II Mostra Internacional de Cinema «FRONTEiRAS», que decorre entre 24 e 28 de outubro, em Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António, e em Ayamonte (Espanha).
Aki Kaurismaki, Fatih Akin, Bresson, Vasco Granja e cinema documental latino-americano são alguns dos principais destaques do evento, cuja 2.ª edição passará na Casa da Cultura, em Monte Gordo, e no Teatro Cardenio e na Casa Grande, em Ayamonte.
O foco especial será dado ao que se produz no Algarve e Andaluzia, assim como com um ciclo dedicado ao cineasta Aki Kaurismaki, com a parceria do Instituto Ibero-americano da Finlândia. Haverá lugar, igualmente, para a exibição de um filme «Prémios Lux» - do Parlamento Europeu e do Goethe Institut.
Serão cinco dias, de manhã à noite, em que o tema «Fronteiras» está, evidentemente, em destaque. “Fronteiras múltiplas, da vida, do mundo”, refere a organização.
A inauguração formal da Mostra Internacional de Cinema «FRONTEiRAS vai ter lugar a 23 de outubro, às 18:00 horas, no arquivo histórico municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, com a abertura da exposição « Vasco Granja e o Cinema de Animação», numa coprodução com a família Vasco Granja.
No mesmo dia, em Ayamonte, pelas 21:00, na Sala de las Tinajas da Casa Grande, vai ter lugar a inauguração da exposição «Filmando a Luz», da Algarve Film Commission acompanhada pela música dos portugueses In Tento Trio.
Em 24 de outubro, pelas 18:00, a biblioteca municipal Vicente Campinas vai acolher a inauguração da exposição «Perspectivas», da Associação Fungo Azul, dedicada à Fortaleza de Sagres, financiada pela Direção Regional de Cultura do Algarve.
O momento vai dar oportunidade de conhecer em primeira mão uma parceria da Fungo Azul com o Teatro Experimental de Lagos, que levou à criação da Cubo - Incubadora de Cinema no Algarve.
Ainda na mesma data, arrancam as exibições na Casa da Cultura - Monte Gordo, nas instalações do mítico Cinema Mariani, de Evaristo Mariani, que dedicou a sua vida à sétima arte e que teve uma visão vanguardista em plena década de 50 do século passado quando Monte Gordo iniciava a sua explosão turística. Nessa altura havia sessões ao ar livre que enchia todas as noites e que criou o culto do saudoso «Cine-Esplanada Mariani».
Em 25 de outubro, a Casa Grande, em Ayamonte, vai ter uma tarde dedicada ao «Cinema e Saúde Mental», numa produção em estreita colaboração com a Fundação Audiovisual da Andaluzia. Especialistas vão dedicar-se a uma mesa redonda em torno de uma temática que promete captar a atenção do público que vai assistir a curtas-metragens e a debates essenciais.
No dia seguinte (26), a sala CA2, no centro cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, vai ser palco da conferência «Como agenciar um filme: Fugiu um condenado à morte, o modelo de Bresson», por Miguel Dinis de Oliveira, a partir das 18:00.
Para 28 de Outubro, está marcado um workshop dedicado à famosa técnica «bullet time», ministrado por profissionais da fotografia, em Ayamonte, e a exibição do cine-concerto «Seven Chances» de Buster Keaton, na Casa da Cultura de Monte Gordo (21:30).
A gala de encerramento da 2.ª edição da Mostra Internacional de Cinema FRONTEiRAS vai ter lugar, precisamente, a 28 de outubro.
Começa pelas 21:00 espanholas no Cine-Teatro Cardenio, em Ayamonte. O seu momento alto, e que permitirá fechar com chave de ouro esta mostra, vai ser o concerto de Marinah e Juan Gómez «Chicuelo». Os bilhetes custam 12 euros em venda antecipada e 15 euros na bilheteira.
Por outro lado, os profissionais da sétima arte Débora Pinho Mateus e Miguel Dinis de Oliveira estão ao longo de duas semanas a ministrar nas escolas do concelho vila-realense vários workshops de cinema.
“Os resultados serão apresentados ao longo das manhãs, onde a programação é exclusiva para as escolas. A formação de novos públicos é determinante para o nosso projeto e sabemos que começar nas escolas é sempre um dos melhores caminhos”, salienta a organização.
Lola Dueñas e Sérgio Godinho são os padrinhos da iniciativa. O programa completo e mais informações estão disponíveis em www.fronteiras.net. Os preços de entrada variam entre 1,5 e 3 euros.