Foi no Espaço Guadiana, em Alcoutim, que no dia 16 de Outubro, teve lugar a instalação e tomada de posse dos novos órgãos autárquicos eleitos a 1 de Outubro, cuja cerimónia começou com a tomada de posse dos membros eleitos para a Assembleia Municipal, a que se juntaram os primeiros eleitos de cada Assembleia de Freguesia, ficando para o final o empossamento do executivo municipal, presidido por Osvaldo dos Santos Gonçalves, que conta com os vereadores Paulo Paulino (Vice-presidente), José Galrito e Luís Conceição eleitos pelo Partido Socialista e Jorge Inácio pela Coligação “Renovar Alcoutim”, que não compareceu na cerimónia.
Saliente-se que o primeiro acto formal dos representantes do poder local em Alcoutim, para o mandato 2017-2021, contou com uma vasta audiência de cidadãos, tendo no final, o Presidente da Câmara, Osvaldo Gonçalves, usado da palavra dirigindo-se a todos os alcoutenejos.
Osvaldo Gonçalves - Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim
“No concelho com a menor percentagem de abstenção do Algarve, conquistámos a maior vitória eleitoral de sempre, em regime democrático. Nos próximos anos irei continuar a trilhar o caminho que iniciámos, em 2013, e que tem a sua continuidade legitimada.
Um caminho consciente das dificuldades que enfrentamos, mas sobretudo um caminho focado na valorização e promoção daquelas que são as nossas potencialidades enquanto território, e que com toda a certeza são a base do nosso desenvolvimento, assente numa única prioridade – AS PESSOAS.
As medidas implementadas pelo poder local necessitam de enquadramento e complementariedade a nível regional e nacional. Sendo assim, é fulcral que tenhamos a capacidade e o pragmatismo necessários para concretizar uma estratégia de desenvolvimento, capaz de criar novas centralidades, e através da concretização de projetos, verdadeiramente, estruturantes, colocar o interior no caminho do crescimento e do desenvolvimento.”
Osvaldo Gonçalves aproveitou ainda para destacar algumas prioridades para o novo mandado “apostar numa estratégia de desenvolvimento orientada para a promoção da melhoria das condições de vida dos Alcoutenejos, assegurando, simultaneamente, uma gestão responsável, rigorosa e transparente de forma a mantermos a boa saúde financeira do município”
E edil reforçou que as apostas são na ação social, da saúde, da educação, da habitação, da promoção do emprego, das acessibilidades, do saneamento básico e abastecimento de água, da cultura e do turismo defendendo melhores condições de vida para todos.
Osvaldo Gonçalves finalizou o discurso com uma nota de agradecimento e o desejo: ”a todos os autarcas eleitos, votos de um trabalho profícuo em prol do nosso concelho. Com o vosso apoio, dos nossos colaboradores, parceiros institucionais, entidades públicas e privadas, iremos construir um Município mais próspero, e onde cada cidadão, tenha oportunidade de viver com condições plenas de vida e cidadania.”
Quanto aos 15 elementos que compõem a Assembleia Municipal de Alcoutim, são:
- José António T. Pinheiro Moreira - Martim Longo (PS)
- António da Costa Amorim – Alcoutim (PS)
- Francisco Alho Xavier – Alcoutim - (PS)
- Isabel Martins Domingos Campos – Vaqueiros (PS)
- Nuno Teixeira Rodrigues – Castelhanos (PS)
- Aurélio Teixeira Gonçalves – Malfrade (PS)
- Humberto Octávio Mestre Costa – Várzea (PS)
- Carlos Fernando de Jesus Escobar - Guerreiros do Rio (PS)
- Milene Sofia Gonçalves Nobre – Várzea (PS)
- Sidónio Gonçalves Garcia - Santa Justa (PS)
- Dalila Manuela da Costa Barros - Alcoutim (Coligação Renovar Alcoutim)
- João Miguel Vitorino Dias - Santa Marta (Coligação Renovar Alcoutim)
- Abílio Frade da Encarnação - Alcoutim (Coligação Renovar Alcoutim)
- Graça Maria Palma Pereira - Martim Longo (Coligação Renovar Alcoutim)
- Cristóvão Manuel Pedro Custódio - Martim Longo (Coligação Renovar Alcoutim)
Colocadas a votação duas listas candidatas à Mesa da Assembleia, foi eleito como presidente da Assembleia Municipal José António T. Pinheiro Moreira, como 1º secretário António da Costa Amorim e como 2ª secretária Isabel Martins Domingos Campos.
Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.Ok