Jornal diariOnline Região Sul

“Roda da Empreita” na Cerca do Convento Espírito Santo

No próximo sábado, dia 21 de outubro, a Câmara Municipal de Loulé, através do projeto Loulé Criativo, irá levar a cabo uma ação de divulgação e promoção da sua rede de oficinas, nomeadamente da Casa da Empreita.

A Cerca do Convento Espírito Santo irá transformar-se numa grande Roda de Empreita, juntando as empreiteiras do Concelho aos curiosos que queiram experimentar as várias técnicas de trabalhar a palmeira-anã, matéria-prima desta arte.

Roda da Empreita - Loulé

Integrado no projeto Loulé Criativo, mais concretamente na rede de espaços ECOA, o evento pretende assinalar a abertura oficial da Casa da Empreita (situada na Rua Vice-Almirante Cândido dos Reis, em pleno Centro Histórico da cidade).

Roda da Empreita - Loulé

Assume-se não só como uma mostra da técnica ancestral da empreita, tão típica do Concelho de Loulé, como uma oportunidade para todos aqueles que querem reviver tempos do passado ou experimentar a trabalhar a matéria-prima sob orientação das mestras empreiteiras.

A Casa da Empreita reedita, em moldes atuais, o que há mais de um século eram as casas da empreita que então existiam um pouco por todo o Algarve.

Roda da Empreita - Loulé

Nesse dia, e pelo segundo ano consecutivo, as doze artesãs que trabalham e comercializam diariamente o que produzem na Casa da Empreita, entrelaçando a palma para produzir diversas peças, como sacos, alcofas, capachos, peças de formato mais tradicional ou inovador , irão sair à rua e recriar uma tradição que perdurou durante décadas e que fomentava, não só o trabalho coletivo, mas também o convívio e a troca de experiências num tempo em que as distrações eram outras.

Roda da Empreita - Loulé

A Câmara Municipal de Loulé tem vindo a apostar na valorização de saberes associados a atividades artesanais que contribuíram para a construção da identidade do Concelho, revitalizando uma série de espaços que, em conjunto, dão corpo a uma rede de oficinas onde a tradição se alia à inovação.

A iniciativa decorre entre as 10h00 e as 16h00 e a participação é gratuita.

Comentários

comentários