97% dos consumidores portugueses, segundo revela o estudo do Observador Cetelem Consumo 2017, são os mais prudentes da Europa, já que para acautelarem a gestão do seu orçamento, antes de tomarem qualquer decisão, hesitam e comparam preços, revelando o mesmo inquérito que um consumidor nacional dificilmente compra por impulso um produto cujo valor seja superior a 500€.
Perante o estudo apresentado em 15 países europeus, os portugueses mostram-se os mais hesitantes e prudentes, pelo que desde logo, 97% dos inquiridos comparam os preços, mais 7 pontos percentuais que a média do estudo. Os consumidores nacionais são também aqueles que mais refletem antes de comprar, 91% do total, 6% acima da média. Consequência natural deste perfil mais cauteloso, 89% dos consumidores do nosso país hesita antes de comprar, mais 10% que na média dos países inquiridos. Embora abaixo da média global, também uma elevada percentagem de portugueses garante pedir mais cotações antes de adquirir o produto, 72%.
Também ficou esclarecido que, a grande maioria dos portugueses garante não recorrer a quaisquer facilidades pagamento ou crédito, mais concretamente 63% dos inquiridos (média global de 62%). Já 34% revêm a sua compra, 3 pontos percentuais acima dos valores médios obtidos no estudo do Observador Cetelem Consumo 2017.
Na análise aos resultados globais, os dinamarqueses são, de longe, aqueles que menos hesitam e os que menos questionam as suas aquisições, isto porque são os que menos comparam os preços (73%), os que menos cotações pedem (70%) e os que menos hesitam ou refletem antes de comprar os bens ou serviços.
Quanto aos consumidores espanhóis, são, entre os países inquiridos pelo estudo, quem mais recorre às facilidades de pagamento e crédito, admitido por 53% dos inquiridos. Em sentido contrário, os belgas são mais avessos a estas formas de pagamento, apenas 26%. Quanto à revisão da compra, os alemães são quem menos o faz, com apenas 17% dos inquiridos germânicos a manifestá-lo, ao contrário dos seus vizinhos franceses, com 74% a responder que reveem as suas compras.