A Universidade do Algarve (UAlg) iniciou, no dia 31 de outubro, um «roadshow» em Macau, que termina hoje, sexta-feira, 3, visando aumentar o número de estudantes macaenses na academia algarvia.
A visita decorre no âmbito da assinatura do protocolo de cooperação entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e a Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China.
“Estão reunidas as condições para que os estudantes desta região administrativa possam candidatar-se às instituições de ensino superior portuguesas ao abrigo do concurso especial do Estatuto de Estudante Internacional, porque agora é possível que os candidatos utilizem os resultados obtidos nas provas do Exame Unificado de Acesso ao Ensino Superior de Macau”, afirmou, em comunicado, André Botelheiro, coordenador do Gabinete de Comunicação e Protocolo da UAlg.
No caso particular da universidade algarvia, as expectativas são as de que o número de alunos provenientes da China, e em particular de Macau, “venha a registar um crescimento nos próximos anos”.
No presente ano letivo, a Universidade do Algarve prevê um crescimento que poderá ultrapassar os 1400 estudantes estrangeiros.
A UAlg oferece cursos de licenciatura, mas também de mestrado e de doutoramento, complementares à oferta de formação superior existente em Macau. Ou seja, leciona cursos que não existem em Macau e que têm procura por parte dos estudantes e do mercado de trabalho, nomeadamente nas áreas das Ciências e Tecnologias da Saúde, Turismo, Ciências Mar e do Ambiente, e Ciências da Educação.
“Acreditamos que esta oferta complementar é uma mais-valia para a consolidação de uma sociedade cada vez mais qualificada no território de Macau”, constatou o representante da UAlg.
Durante a visita, a UAlg deu a conhecer os seus 43 cursos de licenciatura e mestrados integrados, lecionados em Português e acessíveis através do concurso especial para estudantes internacionais.
A novidade já para o próximo ano letivo é a possibilidade de os alunos internacionais frequentarem a licenciatura em Biologia Marinha com aulas e exames em Inglês.
A formação avançada e a investigação científica de elevada qualidade desenvolvida na UAlg também estiveram em destaque, apoiadas nos 17 programas de mestrado e 12 programas de doutoramento lecionados totalmente em inglês.
Em Macau, a UAlg visitou o Gabinete de Apoio ao Ensino Superior; o Instituto Português do Oriente (Balcão de Apoio), a Escola Portuguesa de Macau; o Colégio Sagrado Coração de Jesus (secção chinesa e inglesa) e o Colégio Yeut Wah.
A visita a Macau inseriu-se no projeto «Algarve is Our Campus - Study and Research in Algarve», cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Algarve - CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, que tem como objetivo promover e reforçar a notoriedade e atratividade da Universidade do Algarve e da região, através da implementação de ações que visam a internacionalização e o consequente aumento do número de estudantes, docentes e investigadores internacionais.