Jornal diariOnline Região Sul

Bonecos & Campaniça na Fortaleza de Sagres

O Auditório da Fortaleza de Sagres acolhe o projeto Bonecos & Campaniça, teatro de marionetas pela Companhia Trulé, no próximo dia 8 de novembro, pelas 10h30.

Bonecos & Campaniça é um projeto promovido pela Tertúlia (Associação Sócio – Cultural de Aljezur), direcionado à comunidade escolar de Vila do Bispo.

O Marionetista Manuel Dias e o músico António Bexiga dão vida a duas mãos cheias de bonecos e contam as suas histórias. Histórias sem palavras, ao som da viola Campaniça.

Manuel Dias é marionetista, construtor e investigador de formas animadas há mais de 30 anos. A sua vida mistura-se com as marionetas que cria e recria de forma tão particular, única, honesta e intensa. Esta dedicação trouxe-lhe muitas viagens à volta do mundo e o reconhecimento do seu trabalho com vários prémios internacionais.

António Bexiga é um músico e criador alentejano que aborda a tradição com saudades do futuro, a sua paixão pela viola campaniça, levou-o a colocar este instrumento em vários contextos musicais, numa viagem que vive de uma inquietação permanente, na busca do "som que ainda não ouviu".

Juntos, Manuel Dias e António Bexiga, contam histórias sem palavras, de bonecos que podiam ser nós - as histórias dos bonecos são muito parecidas com as nossas, também eles caminham numa linha frágil entre o forte e o fraco, o amor e a saudade, a ironia e o quotidiano.

Por vezes os bonecos dialogam com a viola, outras faz-lhes ela a banda sonora. Outras ainda, parece que se confundem e não se sabe bem quem é quem.

Esta atividade conta ainda com a colaboração da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Projeto integrado no ciclo “DiVaM para os + e – pequenos” do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Comentários

comentários