Operação Montanha Verde plantou 5.000 árvores na Lagoa de Momprolé

Tal como noticiado pelo nosso jornal no passado dia 2 de novembro, durante o dia de ontem, 9 de novembro, o Município de Loulé realizou uma mega ação de plantação de 5.000 árvores, na Lagoa de Monprolé, abraçando duas importantes iniciativas, que se uniram na perfeição: a 2ª edição da Operação Montanha Verde 2017 promovida pelo Zoomarine e a Rota pela Floresta da Associação Bandeira Azul (ABAE), que reuniram praticamente 300 voluntários.

Saliente-se que esta acção constituiu um importante contributo para ajudar a reflorestar Portugal e a recuperar uma área de 5,3ha, propriedade da Autarquia, atualmente desaproveitada, sendo que a iniciativa Operação Montanha Verde, para além do Concelho de Loulé, teve também lugar em Silves, com mais 5.000 árvores, sendo o total da plantação de 10.000 árvores na região do Algarve, o que ajudou a restituir uma pequena parte do que foi perdido ao nível nacional pelos incêndios florestais e a contribuir para a mitigação dos efeitos nefastos das alterações climáticas, dando, deste modo, um contributo em prol da defesa da biodiversidade ao agir pela proteção dos ecossistemas, com particular enfoque na promoção da floresta portuguesa.

Pub

As ações integraram-se ainda no projeto “Do CO2 ao O2”, tendo sido convidadas a participar na iniciativa as Eco-Escolas do Concelho, por forma a incentivar todos os participantes para uma mobilidade mais segura e sustentável, os alunos deslocaram-se de bicicleta e/ou de transporte coletivo de passageiros, da escola até ao local onde foi dinamizada a ação de plantação de espécies arbóreas e arbustivas. O percurso foi guiado por técnicos da Autarquia e acompanhado pelas autoridades.

Para além da Autarquia de Loulé, do Zoomarine e da ABAE, estas iniciativas tiveram a relevante colaboração de diversas entidades, entre elas, a Universidade do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Guarda Nacional Republicana, a Algar SA., a TerraCrua, a Infralobo E.M., os diversos agrupamentos de escolas e Eco-Escolas do Concelho de Loulé e uma turma de uma escola de Olhão, entre muitas outras.

Destaque ainda para a participação nesta ação dos atores Bárbara Norton de Matos e António Pedro Cerdeira. As personagens de Mónica Marques, diretora do Zoomarine, e Henrique Ribeiro, médico veterinário neste parque, da telenovela “Paixão”, rodada no Algarve e em exibição na SIC, deram também o seu contributo a esta plantação.

Para a organização, com este gesto criou-se um novo e importante “núcleo de absorção de CO2 e produção de O2” no Concelho de Loulé.

Pub

Quanto ao Jornal diáriOnline Região Sul, continuando a divulgar e promover as acções de reflorestação no Algarve, em Portugal e em todo o Mundo Lusófono, cujo objectivo é noticiar a plantação de 1.000.000 de árvores, vai desta forma descontar mais 5.000 árvores ao contador.

Pub
Mais em Ambiente
Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…