Jornal diariOnline Região Sul

III Encontro Internacional Poesia a Sul teve a maior adesão de sempre

O III Encontro Internacional Poesia a Sul trouxe a vários espaços da cidade de Olhão, ao longo de dez dias e com encerramento no passado domingo, alguns dos melhores nesta área literária, com uma participação do público cada vez maior.

A iniciativa, organizada pelo município de Olhão e comissariado pelo poeta Fernando Cabrita, passou pelos paços do concelho, pelo auditório municipal, pela biblioteca municipal José Mariano Gago, pelo museu municipal – Edifício do Compromisso Marítimo, pela Galeria Sul, pela Sol e Sal, pelos mercados municipais e pelo caíque Bom Sucesso.

O Poesia a Sul mais internacional de sempre trouxe à cidade cubista meia de centena de poetas, músicos, professores, conferencistas e tradutores, oriundos de cerca de dezena e meia de países, como Marrocos, Cuba, Espanha, Brasil, República Dominicana, França, Irlanda, México, Porto Rico, Holanda, Vietname, Turquia, Argentina, Chile, Venezuela e Portugal.

“A lista de participantes representou, mais uma vez, uma oportunidade de divulgação da poesia contemporânea internacional e de contacto direto do público com os escritores que a criam e produzem, num cenário privilegiado, como é a cidade de Olhão”, refere a organização.

Em termos de programação paralela, muitos foram os pontos de interesse, com destaque para eventos musicais, exposições e visitas dos poetas participantes às escolas do concelho, para encontros com os alunos.

A edição de 2017 do Encontro Internacional Poesia a Sul ficou também marcada pelo estabelecimento de parcerias com dois congéneres de reputação mundial: o Festival Internacional de Poesia de Marraquexe, um dos mais importantes certames literários de Marrocos, e o Encontro Literário Internacional Verso Adentro, de Aracena, Espanha.

A 4.ª edição do Poesia a Sul, que ocorrerá em 2018, antevê-se já de “consolidação e crescimento”, com poetas de países como Japão, Panamá e Porto Rico a terem já manifestado o seu interesse em participarem no evento.

Comentários

comentários