ASMAL dinamiza “Teatro e Saúde Mental”

A Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL) dinamiza a iniciativa Teatro e Saúde Mental, um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a  Projetos pelo INR, I.P..

O projeto almeja juntar atores, encenadores e técnicos de dois grupos de teatro. O Teatro do Sótão - grupo inclusivo da ASMAL, coordenado por Nídia Marta Gonçalves, e o Grupo de Teatro Terapêutico (GTT) do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL - antigo Hospital Júlio de Matos), dirigido por João Silva e Isabel Cristina Calheiros.

Pub

Os principais objetivos são o conhecimento, a partilha de experiências de teatro, a formação e a criação cénica, entre os elementos de ambos os grupos.

O projeto Teatro e Saúde Mental envolve três ações: Partilha de Vivências Cénicas; Residência Artística; Ensaio Aberto.

A Partilha de Vivências Cénicas acontece já nos dias 21 e 22 de novembro, em Lisboa, onde, para além de outras atividades, os intervenientes do Teatro do Sótão terão oportunidade de assistir ao ensaio de Casulo, a nova peça do Grupo de Teatro Terapêutico.

A Residência Artística decorre de 11 a 14 de dezembro, incluindo o  Ensaio Aberto, a 14 de dezembro, no CAPa - Centro de Artes Performativas do Algarve, em Faro.

Pub

O trabalho desenvolvido pelo Teatro do Sótão - grupo inclusivo da ASMAL tem como objetivos a reabilitação psicossocial dos seus intervenientes, através da vivência de experiências estéticas, de processos criativos e artísticos. Pretende ainda contribuir para a desmistificação do estigma associado à doença mental, reconhecendo e valorizando capacidades.

Pub
Artigos Relacionados
Mais em Saúde
No final de junho vamos ter novidades sobre a imunidade contra a covid-19 – CNN

Trinta e seis hospitais públicos e 16 laboratórios privados participam na quarta fase do inquérito serológico nacional, que vai permitir

Covid-19: Governo prolonga situação de alerta até 30 de junho mas regras mantêm-se

Em reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo decidiu prolongar a situação de alerta inerente à Covid-19 até ao final do

Varíola dos macacos alastra pelo mundo (vídeo)

A varíola dos macacos espalha-se pelo mundo. Há já mais de 230 casos confirmados em 19 países,…

CHUA promove Jornadas de Medicina Física e de Reabilitação

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) organiza no próximo dia 7 de junho as…