A 2ª edição da Operação Montanha Verde, uma iniciativa do Zoomarine, que recorde-se, em 2016 plantou 5.000 novas árvores no concelho de Silves e prometeu em 2017 plantar mais 10.600, teve lugar no dia 9 de novembro, na Lagoa de Momprolé, no concelho de Loulé, em que foram plantadas 5.000 árvores, tendo no concelho de Silves, no mesmo dia, sido plantadas 5.600 novas árvores.
No caso de Silves, devido ao menor número de voluntários - cerca de 70, incluindo os dois que vieram expressa e exclusivamente da Bélgica - e ao maior número de árvores, bem como à tipologia do terreno, as plantações ficaram concluídas por volta das 15h40, tendo sido plantados 2.175 pinheiros-mansos, 1.950 sobreiros, 500 medronheiros, 675 ciprestes e 300 piricantas.
Saliente-se que, para além das Câmaras Municipais de Silves e Loulé, também foram parceiros na Operação Montanha Verde, a Caixa Agrícola de Messines e a Universidade do Algarve, através dos seus programas de voluntariado.
Assim, cumprindo com os objectivos a que este jornal se propôs, promover a plantação de 1.000.000 de árvores no Algarve, em Portugal e todo o Mundo Lusófono, vamos descontar no contador da reflorestação do diáriOnline Região Sul mais 5.600 árvores.
Entretanto, segundo informação do Zoomarine, no dia 13 de Maio, será efectuada uma acção complementar à Operação Montanha Verde, a qual se intitula Operação Praia Limpa, a qual será na Praia Grande, nos Salgados, tendo como propósito a limpeza do areal e dos fundos marinhos.
Também aqui o Zoomarine assegurará a componente logística (instrumentos, sacos para resíduos, alimentação, seguros, et cetera) e os voluntários (terrestres e/ou marinhos) serão, novamente e como sempre, muito bem-vindos.