Jornal diariOnline Região Sul

Futebol: Portugal defronta Noruega, Austrália e Coreia do Sul na Algarve Cup

Os grupos da XXIV Algarve Cup, que voltará a levar o espetáculo do futebol feminino a várias localidades e estádios da região, entre 28 de fevereiro e 7 de março de 2018, já estão definidos, com Noruega, Austrália e Coreia do Sul no caminho das lusas.

Nesta edição, a prova contará com 12 seleções participantes, divididas em grupos de quatro. Portugal está inserido no Grupo 1, juntamente com a Noruega, a Austrália e a Coreia do Sul, formações do «top-15» mundial.

Mónica Jorge, diretora da FPF, destacou o valor das equipas presentes em mais uma edição da prova e a importância deste tipo de desafios para o crescimento da equipa portuguesa.

A Austrália, uma das potências emergentes do futebol feminino, que participou em todos os Campeonatos do Mundo desde 1995, ocupa a 6.ª posição no «ranking» FIFA de seleções. O encontro entre as australianas e as anfitriãs portuguesas será um dos jogos grandes no cartaz da competição.

As norueguesas, no 14.º lugar do «ranking» FIFA, e com um percurso internacional de muito prestígio - conquistaram o Mundial feminino em 1995, a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1995 e de 2000, e os Europeus de 1987 e 1993 - estão entre as favoritas à conquista do troféu na Algarve Cup.

A seleção da Coreia do Sul, em franco crescimento, encontra-se no 15.º lugar do «ranking» e apresenta-se no Algarve com várias jogadoras que venceram o Campeonato do Mundo feminino sub-17 em 2010.

A atual campeã da Europa, a Holanda, encontra-se no Grupo 3, podendo reeditar a final do Europeu de 2017 frente à Dinamarca, que está colocada no mesmo agrupamento. O Japão, campeão do Mundo em 2011, e a Islândia também vão defrontar as holandesas na fase de grupos.

No Grupo 2 estão as poderosas seleções de Canadá e Suécia, antigas vencedoras da prova e, respetivamente, no, quinto e 11.º lugares do ranking FIFA. Estão também no grupo as formações de China e Rússia.

Comentários

comentários