A plantação em Gondomar

Plantações de árvores no Dia da Floresta Autóctone

Atentos às plantações de árvores que se vão realizando no Algarve, em Portugal e em todo Mundo Lusófono, o Jornal diáriOnline Região Sul pesquisou e encontrou informação sobre plantações de árvores efectuadas no Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro, em vários pontos do país, sobre as quais damos conta a seguir.

Gondomar - 150

Notícia o projecto FUTURO - O Projecto das Cem Mil Árvores, www.100milarvores.pt, que em Gondomar, no dia 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, 63 alunos com idades entre os 10 e os 17 anos, de duas escolas do concelho, subiram ao monte do Parque Aventura onde plantaram 150 árvores, para além do dia no campo também incluir caminhadas, subidas e descidas, força de braços, brincadeiras na lama e muito mais.

Pub

Foram plantados sobreiros (Quercus suber) jasmineiros-do-monte (Jasminum fruticans) e murtas  (Myrtus communis), cujas árvores foram produzidas no ano lectivo anterior, no âmbito da sua participação na Rede de Escolas do FUTURO, estão a dar uma nova vida e cor ao antigo aterro da Lipor, convertido no Parque Aventura, Gondomar e Ermesinde – Valongo.

Maia - 106

De acordo com o projecto FUTURO, no troço do rio Leça próximo da Jardiland Maia, foram plantadas árvores do FUTURO assinalando assim o Dia da Floresta Autóctone.

O grupo que plantou as árvores na Maia

Avança o mesmo site que o objetivo há muito estava definido: fortalecer a galeria ripícola com mais espécies nativas de modo que esta se torne mais resiliente.

Assim, durante três horas, 18 voluntários, caminheiros do Agrupamento 902 de Moreira e membros da Associação Sukyo Mahikari  plantaram no troço 106 árvores ripícolas, nomeadamente sabugueiros, tramazeiras, freixos, sanguinhos, ulmeiros e salgueiros.

Pub

Refira-se que a acção contou com a visita do Diretor da Jardiland Maia, Dr. Victor Faria, que garantiu colaborar na manutenção futura deste troço de rio.

Póvoa do Varzim - 113
O grupo interveniente na plantação na Póvoa do Varzim (Foto: www.100milarvores.pt)

Na Póvoa do Varzim, segundo o projecto FUTURO, o Dia da Floresta Autóctone – 23 de novembro – foi celebrado no Parque da Cidade, em que apesar do vento frio que se fazia sentir durante a manhã, a ação de plantação envolveu 38 participantes, entre os quais um grupo de jovens entusiastas do 6º ano de catequese da igreja Sagardo Coração de Jesus.

Os voluntários envolvidos na acção plantaram 113 árvores de cinco espécies: medronheiros (Arbutus unedo), ulmeiros (Ulmus minor), carvalhos (Quercus robur), pinheiros-mansos (Pinus pinea) e freixos (Fraxinus angustifólia). Refira-se que estas novas árvores aumentaram a biodiversidade do Parque da Cidade e se continuarem a cuidar delas, vão dar fruto muito em breve.

Matosinhos - 240
Os jovens plantando em Matosinhos

Ainda de acordo com o projecto FUTURO, no dia em que se celebrou o Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), o Parque da Ciência em Matosinhos recebeu 204 alunos e seus professores vindos das EB 2,3 de Custóias e de Perafita e da EB 1 da Quinta de S. Gens, para uma atividade de plantação de árvores.

Reunidos os voluntários, a técnica florestal do Municipio de Matosinhos, Manuela Baião, apresentou os objetivos da atividade e as espécies de árvores e arbustos autóctones a plantar na parcela.

Pub

No final, o trabalho intergeracional resultou na plantação de 240 sobreiros (Quercus suber), bétulas (Betula pubescens), murtas (Myrtus communis), carvalhos-alvarinho (Quercus robur), gilbardeira (Ruscus aculeatus) e medronheiros (Arbutus unedo).

Castelo Branco - 6.000

A Quercus, com o apoio da Escola Superior Agrária de Castelo Branco realizou, em conjunto com os alunos do Clube da Floresta da Escola Secundária Dr. António Sena Faria de Vasconcelos, durante o dia 22 de Novembro, a plantação de espécies da floresta autóctone portuguesa sensibilizando os participantes para a sua importância.

A actividade decorreu no seguimento de uma outra realizada no ano passado, durante a qual alunos do Clube da Floresta recolheram sementes no Parque Botânico da ESA e procederam à sementeira de algumas espécies florestais autóctones, nomeadamente, sobreiro, azinheira e carvalhos, pelo que este ano, os mesmos alunos plantaram as pequenas árvores resultantes da germinação das sementes recolhidas o ano passado.

Parque Botânico da Escola Superior Agrária de Castelo Branco

A plantação decorreu no Parque Botânico da ESA, uma área resultante da recuperação de uma zona bastante degradada, utilizada durante muitos anos como lixeira municipal, onde foram plantadas 6.000 árvores e arbustos (englobando cerca de 90 espécies diferentes) e que hoje se trata de uma área de apoio pedagógico à ESA, sendo um instrumento de educação ambiental e uma zona de lazer correspondendo também a uma área de refúgio para diversas espécies animais.

No dia 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, na Mata Municipal de Ourém, cerca de 100 alunos das escolas do concelho de Ourém procederam à sementeira de bolotas, plantação de carvalhos e arbustos autóctones, dinamização de actividades de reutilização de madeiras e ainda de um peddy paper. Salienta-se que desde 1998 a Quercus dinamiza programas educativos num Centro de Educação Ambiental, que resulta de uma parceria entre a Quercus e a Câmara Municipal de Ourém.

Assim sendo, a soma de árvores plantadas nestas acções: 6.609, vai ser descontada no nosso contador, continuando para atingir o objectivo de divulgar a plantação de um milhão de árvores.

Pub
Mais em Ambiente
Infraquinta implementa e certifica Sistema de Gestão de Energia

Durante a manhã de hoje, dia 25 de maio de 2022, e no âmbito do…

Sistema de recolha de biorresíduos no concelho de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, o Estudo para o Desenvolvimento…

Escola Padre Cabanita instala sistema de tratamento de águas para rega

No âmbito de uma candidatura à primeira edição do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, foi…

“Caminhada no Algarvensis” celebra Semana Europeia de Geoparques

Albufeira, no âmbito da Semana Europeia de Geoparques, que decorre de 21 de maio a…