Portugal assume presidência da EUROGENDFOR

Hoje, dia 14 de dezembro, através da Guarda Nacional Republicana, Portugal assume a Presidência da Força de Gendarmerie Europeia (EUROGENDFOR), numa cerimónia que se realiza em Aranjuez, Espanha.

A cerimónia da assunção da Presidência da EUROGENDFOR, decorre durante a reunião do Comité Interministerial de Alto Nível (CIMIN), a qual conta com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, e do Comandante Geral da GNR, Tenente-General Manuel Mateus Costa da Silva Couto.

Pub

O CIMIN é o órgão político-estratégico da EUROGENDFOR no qual cada Estado membro da organização se faz representar por um membro do Governo e pelo respetivo Comandante da Força de Gendarmerie, pelo que cada Membro assegura a Presidência do CIMIN por um ano, de acordo com um processo de rotação, papel que cabe à Guarda Nacional Republicana, em representação de Portugal, após o términus da presidência espanhola.

A EUROGENDFOR, que comemorou ontem o seu 10.º aniversário, é uma Força multinacional de polícia, operacional, pré-estruturada (modular), robusta e de projeção rápida, constituída exclusivamente por efetivos de forças de segurança com estatuto militar.

Refira-se que a EUROGENDFOR resultou de uma iniciativa de Portugal (Guarda Nacional Republicana), França (Gendarmerie Nationale), Itália (Carabinieri), Holanda (Koninklijke Marechaussee) e Espanha (Guardia Civil), com o objetivo de melhorar a capacidade para conduzir operações de gestão civil de crises em áreas vulneráveis, atuando em cenários como a Bósnia, o Haiti, a Líbia, o Mali e a República Centro Africana.

Atualmente, a EUROGENDFOR conta ainda com a participação da Roménia (Jandarmeria Română) e da Polónia (Żandarmeria Wojskow), perfazendo um total de sete membros efetivos, um país parceiro (Vieŝojo Saugumo da Lituânia) e um país observador (Jandarma da Tuquia).

Pub

Pub
Mais em Internacional
Rússia oferece cidadania rápida a residentes da Ucrânia ocupada

Vladimir Putin assinou um decreto nesta quarta-feira (25) que simplifica o processo para os moradores das regiões de Kherson e Zaporizhzhia…

Número de casos de varíola dos macacos em Espanha sobe para 51

Região de Madrid continua a mais afetada, com 47 positivos. Sauna da capital espanhola é…

EUA: Um professor e catorze crianças mortas a tiro no Texas

Catorze crianças e um professor foram mortos num tiroteio numa escola básica dos arredores de San Antonio,…

Ucrânia: 3.000 soldados e 4.000 civis mortos em 3 meses

Entre 2.500 e 3.000 soldados ucranianos e pelo menos 3.930 civis morreram desde o início…