A acção de reflorestação no Bussaco (Foto: Noticias de Coimbra)

Reflorestação no Dia da Floresta Autóctone

Resultado de mais uma pesquisa efectuada por diversos meios de comunicação social, constatamos que, para assinalar e celebrar o Dia da Floresta Autóctone, foram plantados em vários locais do país, alguns milhares de árvores.

Bussaco - 3.500

Segundo noticia publicada no site Noticias de Coimbra, mais de meia centena de membros da Organização Não Governamental (ONG) japonesa Sukyo Mahikari participaram, durante quatro dias, numa ação de voluntariado, na Mata Nacional do Bussaco, que resultou na plantação de 3.500 árvores em zonas fustigadas pelo ciclone Gong (2013) e pela tempestade Stephanie (2014), no controlo de plantas invasoras numa área de 1 hectare de floresta e ainda no semeio de 400 sementes de carvalho.

Pub

É a terceira vez que esta organização internacional participa, nesta floresta pública do concelho da Mealhada, em ações de voluntariado, com jovens e adultos de diversos países. Desta vez, a Sukyo Mahikari levou ao Bussaco cidadãos de 13 países: Portugal, Espanha, Guadalupe, França, Suíça, Bélgica, Alemanha, Itália, Inglaterra, Venezuela, Guiné-Bissau, República do Congo e Argentina.

Recorde-se que a Sukyo Mahikari é uma organização internacional, sediada na cidade de Takayama, que tem representações em 75 países, com cerca de um milhão de membros ativos. Só no Japão existem cerca de mil sedes, na América Latina existem 129 e no Brasil 59.

Guimarães - 100

De acordo com a noticia do portal Guimarães Digital, que transcrevemos, no Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro, o AKI de Guimarães, com o apoio da Laboratório da Paisagem no âmbito do projecto "Guimarães Mais Floresta", procedeu à plantação de 100 árvores autóctones (áceres) junto à Variante de Creixomil (lado Sul), na freguesia de Creixomil.

A plantação decorreu numa das encostas da Variante e pretende-se que constitua uma barreira acústica e um instrumento de educação ambiental e uma zona de lazer e de bem-estar.

Pub

Com a iniciativa, o AKI de Guimarães procurou alertar para a importância da conservação das florestas autóctones assim como sensibilizar junto da comunidade a importância da preservação da Floresta Nacional Autóctone.

Santarém - 60

Segundo notícia do site Comercio e Noticias, o Município de Santarém assinalou a 23 de novembro, o Dia da Floresta Autóctone, com a plantação de 60 árvores autóctones no Vale do Choupal e em S. Bento, cuja iniciativa contou com a participação de 260 crianças da Escola Básica 1º Ciclo de S. Bento, da Escola Básica 1º Ciclo e Jardim de Infância dos Combatentes e do Jardim de Infância do Choupal.

Esta ação de sensibilização deu a conhecer à comunidade escolar a importância das espécies autóctones, enquanto árvores mais resilientes, que contribuem para a conservação da Natureza e da Biodiversidade, produção de oxigénio, fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), proteção do solo e manutenção do regime hídrico.

O Dia da Floresta Autóctone tem como objetivo a promoção e a divulgação da importância da conservação das florestas nativas do nosso território. No total foram plantados 20 carvalhos-português, 5 sobreiros, 11 azinheiras, 4 amieiros, 8 lódão bastardo, 6 freixos e 6 pinheiros-manso.

Dando continuidade ao projecto que iniciamos a 1 de fevereiro deste ano, o qual consiste em apoiar e divulgar a plantação de Um Milhão de Árvores na Região do Algarve, em Portugal e em todo o Mundo Lusófono, vamos descontar 3.660 árvores ao nosso contador.

Pub
Pub
Mais em Ambiente
Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…

Observação de cetáceos com formação em Lagos

É já nos próximos dias 6, 7 e 8 de junho que terá lugar a…