A Casa Manuel Teixeira Gomes recebe de 10 a 27 de dezembro, a Exposição de Fotografia "Os Algarvios" de Vitor Pina. A inauguração está agendada para o dia 10, pelas 17h00 e está inserida nas Comemorações do Dia da Cidade.
Esta Inauguração dos “Algarvios” exposição fotográfica de Vitor Pina, abriu a 3.ª edição dos Encontros de Fotografia de Lagoa.
ALGARVIOS, a exposição fotográfica de Vitor Pina, é constituída por 38 fotografias a P&B e procura contribuir para um retrato coletivo e identitário da região e dos seus habitantes.
O autor afirma que se trata de um projeto de "fotografia de rua intensa", porque resulta de grande proximidade física e social com os retratados. "São imagens honestas e que sem assumirem uma vertente documental ambicionam ser um espelho social da época atual".
Sobre a série exposta escreveu em 2016 Pedro Ferré, então Vice-Reitor da Universidade do Algarve: na exposição fotográfica de Vitor Pina está "o homem enquanto tempo, numa sequência de fragmentos que nos desenham a sua viagem, desde a juventude e a puberdade ao tempo da face sulcada pela passagem das estações."
Nuno de Santos Loureiro, o curador da exposição, diz que se trata de uma seleção feita a partir de uma "vasta coleção de imagens dotadas do cativante olhar de um "street photographer", valorizadas por uma mescla de intimidade com os fotografados e com registos contemporâneos que não se limitaram à atitude fácil de copiar os mestres".
Vitor Alexandre Pina Cabrita da Silva nasceu em Lisboa no dia 8 de Outubro de 1975. Ainda criança pequena veio com os pais viver para o Algarve, para Portimão, onde frequentou todo o ensino primário e secundário. Mais tarde foi para Faro, onde frequentou primeiro a licenciatura e depois o mestrado em Arquitetura Paisagista na Universidade do Algarve.
Começou a dedicar-se à fotografia em 2008. Explorou diversas temáticas, entre as quais a da fotografia de paisagem, e rapidamente percebeu que o P&B era fundamental na sua linguagem de autor.