Jornal diariOnline Região Sul

Futebol: China vai defrontar Portugal na Algarve Cup

O grupo de Portugal na XXIV Algarve Cup de futebol feminino, que se realiza em várias localidades do sul do país no próximo ano, registou uma troca, com a saída da Coreia do Sul e a entrada da China, anunciou na segunda-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Nesta edição, a prova, que decorre entre 28 de fevereiro e 7 de março de 2018, contará com 12 seleções participantes, divididas em três grupos.

Portugal está assim inserido no grupo 1, juntamente com três formações do «top-20» mundial - a Noruega e Austrália, anteriormente anunciadas, e a China, trocada pela Coreia do Sul, a qual passou a integrar o grupo 2.

A Austrália, uma das potências emergentes do futebol feminino, que participou em todos os Campeonatos do Mundo desde 1995, ocupa a 4.ª posição no «ranking» FIFA de seleções. O encontro entre as australianas e as anfitriãs portuguesas será um dos jogos grandes no cartaz da competição.

As norueguesas, no 14.º lugar do «ranking» mundial e com um percurso internacional de muito prestígio - conquistaram o Mundial feminino em 1995, a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1995 e de 2000, e os Europeus de 1987 e 1993 - estão entre as favoritas à conquista do troféu.

A seleção da China, em franco crescimento, encontra-se no 16.º lugar da hierarquia da FIFA e será uma prova de fogo para a armada lusa.

Por outro lado, a atual campeã da Europa, a Holanda (7.ª a nível mundial), encontra-se no grupo 3, podendo reeditar a final do Europeu de 2017 frente à Dinamarca (12.ª), que está colocada no mesmo agrupamento, tal como o Japão (9.º), campeão do Mundo em 2011, e a Islândia (20.ª).

No grupo 2, estão as seleções de Canadá e Suécia, antigas vencedoras da prova e, respetivamente, no 5.º e 11.º lugares do «ranking» FIFA, completando-se com as formações de Coreia do Sul (14.ª) e Rússia (25.ª).

Comentários

comentários