Possível contaminação das águas da ribeira do Vascão preocupa PCP

O deputado Paulo Sá (PCP), eleito pelo Algarve, questionou o ministro do Ambiente sobre a suspeita de contaminação das águas da ribeira do Vascão, cujas águas apresentam “um cheiro esquisito”, de acordo com agricultores locais.

A denúncia foi feita no passado dia 11 de dezembro, durante uma visita da delegação do PCP, que integrava o deputado Paulo Sá, à Cumeadas – Associação de Proprietários Florestais de Cumeadas do Baixo Guadiana, no Pereiro, concelho de Alcoutim.

Pub

De acordo com caprinicultores e agricultores da zona, a morte de animais de criação nas freguesias de Martim Longo (Alcoutim) e de Ameixial (Loulé) poderá estar relacionada com a contaminação da ribeira do Vascão, cujas águas “apresentam um cheiro esquisito e sedimentos negros”.

Segundo o PCP, há cerca de dois meses, técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente deslocaram-se ao local e, após uma reunião com a Cumeadas, recolheram amostras de água da ribeira do Vascão.

Contudo, refere o requerimento do deputado comunista, os resultados das análises dessas amostras ainda não foram divulgados publicamente.

Assim, Paulo Sá questionou o ministro do Ambiente, Matos Fernandes,20 sobre a existência de análises à água recolhidas na ribeira do Vascão e se se confirma a suspeita de contaminação das águas.

Pub

“Em caso afirmativo, identificou a Agência Portuguesa do Ambiente as causas dessa contaminação? Que medidas já foram ou serão tomadas para eliminar os focos de contaminação?”, perguntou ainda o deputado comunista.

Pub
Mais em Sociedade
Sismo de magnitude 2,8 (Richter) sentido no concelho de Santiago do Cacém

Um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter foi sentido esta segunda-feira no concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, sem

Design
Algarve Design Meeting arranca hoje em Faro

A 11.ª edição do Algarve Design Meeting vai decorrer nas instalações da antiga Fábrica da Cerveja, entre hoje e sábado, dias 23 e 28, fazendo

Moncarapachense
Moncarapachense empata no dérbi e fica obrigado a ganhar no Restelo para subir à Liga 3

O Moncarapachense empatou hoje sem golos com o Olhanense e deixou a questão da subida à Liga 3 de futebol para a próxima semana, com

Bordeira
Faro: Bordeira em Festa no próximo fim de semana

O evento Bordeira em Festa vai voltar no próximo de semana, entre dias 27 e 29 de maio, animando a localidade da freguesia de Santa Bárbara