As Grandes Opções do Plano e Orçamento 2018 da Câmara Municipal de Faro, foram aprovadas por maioria na última sessão do ano da Assembleia Municipal de Faro, que decorreu no dia 22 de dezembro, nos Paços do Município.
Apresentando um valor de 37,3 milhões de euros, o que representa uma redução de mais de 2 milhões face a este ano de 2017 – em virtude, sobretudo, da descida do IMI –, o orçamento foi aprovado por maioria, com 15 votos favoráveis do PSD, CDS, MPT, PPM e PAN, 3 votos contra do PCP e 13 abstenções (PS e BE).
Prioridade do orçamento passa por garantir os projetos fundamentais que partem da iniciativa deste executivo, como o programa de pavimentações (Faro Requalifica) ou a melhoria do Parque Escolar, com 3 novas salas para o Ensino Pré-Primário, a requalificação do edificado escolar e o investimento em equipamentos e materiais pedagógicos.
A construção de um Canil Municipal (Centro de Recolha Oficial), bem como as remodelações de parques infantis e instalações desportivas, estão também previstas neste orçamento que contempla ainda uma forte componente ambiental e de recuperação de espaços verdes. Tudo isto sem hipotecar o equilíbrio financeiro alcançado em 2017, ano que ficará para a história como o da recuperação da autonomia e do bom nome do Município, perdidos há mais de 8 anos atrás.
Foram ainda aprovados durante a sessão, todos os outros pontos constantes da ordem de trabalhos, designadamente a Revisão ao Orçamento 2017 do Teatro Municipal – SM; um novo Regulamento de Gestão do Parque Habitacional do Município; o Regulamento de Execução Programada de Planos Territoriais; o Plano de Pormenor do Largo Dr. Francisco Sá Carneiro e respetiva Declaração Ambiental; uma adenda ao contrato de Concessão de um Transporte Público de Interesse Turístico em Comboio Rodoviário; a compensação pela alteração e ampliação do Hospital das Gambelas em terreno vendido pelo Município e, finalmente, a adesão de Faro à Associação Conferência das Cidades do Arco Atlântico.